17 de fevereiro de 2012

FGV (2007)

"Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: "Eu o quero"; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé (...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...)."
(Galbert de Bruges, in Gustavo de Freitas, "900 textos e documentos de História")
Da situação descrita no documento, resultou

a) a formação de um exército de mercenários, pois os vassalos lutavam por terras, o que se tornou fundamental às monarquias nacionais.

b) o fortalecimento da autoridade dos monarcas, que ganharam o direito de comandar seus vassalos e, assim, reprimir as rebeliões senhoriais e camponesas.

c) a organização das Cruzadas, devido ao interesse do Papado em reafirmar seu poder sobre a cristandade após o Cisma do Oriente.

d) o surgimento de Estados nacionais, já que os reis conseguiram o apoio militar e financeiro dos nobres em sua luta contra os poderes locais.

e) a fragmentação do poder real, uma vez que os vassalos deviam obediência direta a seu suserano, que exercia autoridade em sua região.

PUC-SP (2007)

Luís IX (ou São Luís) governou a França de 1226 a 1270. Pode-se associar as "hordas [bandos de bárbaros ou de desordeiros] que surgiam do leste" aos:

a) hunos que, liderados por Átila a partir de 433, avançaram violentamente até as penínsulas Balcânica e Itálica.

b) grupos de nômades oriundos do Império Romano do Ocidente, no momento de sua desintegração, na segunda metade do século V.

c) mongóis que, vindos da Ásia, atingiram, até 1250, a Hungria e a Polônia, devastando as terras por onde passavam.

d) grupos de africanos trazidos das colônias portuguesas do litoral atlântico para o trabalho escravo nos séculos XVI e XVII.

e) vikings que, após realizarem invasões e saques, se integraram, no século X, à cultura e ao comércio da Europa mediterrânea.

PUC-SP (2007)

A frase "A Europa, então terra juvenil, em plena expansão, estendeu-se aos quatro pontos cardeais, alimentando-se, com voracidade, das culturas exteriores" pode ser entendida como uma referência

a) às atividades missionárias de jesuítas na América, como ocorreu no Brasil.

b) aos esforços de diálogo com grupos do leste e norte europeu, como os ciganos.

c) às novas invenções voltadas à navegação, como a invenção da bússola.

d) aos planos expansionistas de países do ocidente europeu, como Portugal.

e) às ações militares, como as Cruzadas ou a Reconquista da Espanha.

PUC-SP (2007)

Muitas vezes originadas em preconceitos, as razões do temor dos europeus em relação aos estrangeiros, na Idade Média e na atualidade, relacionam-se respectivamente à

a) pequena população de então e à forte explosão demográfica de hoje, principalmente nos países mais ricos.

b) baixa capacidade de defesa do ocidente europeu medieval e ao atual aumento da imigração originária de antigas colônias.

c) pobreza e carência de qualquer unidade religiosa de antes e ao atual apogeu político, cultural e militar.

d) divisão em variados grupos étnicos e religiosos no passado e à ameaça presente de uma unificação católica.

e) precariedade do conhecimento técnico-científico medieval e à atual liderança mundial nas pesquisas tecnológicas.

UEL (2007)

"Durante os séculos XI a XIII verificou-se nas atividades agrícolas e artesanais da Europa Centro-Ocidental um conjunto de transformações (...) que repercutiram no crescimento das trocas mercantis. Situa-se aí historicamente o chamado renascimento urbano medieval." (RODRIGUES, A. E.; FALCON, F. "A formação do mundo moderno". 2a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p.9.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que tais mudanças econômicas:

a) Caracterizaram-se pelo desenvolvimento das técnicas de produção e amplo emprego de recursos energéticos, tais como carvão e petróleo.

b) Implicaram no capitalismo mercantil incrementado pelo amplo comércio atlântico, fomentado por negociantes italianos e príncipes alemães.

c) Aumentaram a produção no campo e na cidade e fomentaram a circulação de bens e moedas, viabilizados por novos instrumentos de crédito a governantes e comerciantes.

d) Privatizaram as terras e introduziram um modelo de produção fabril, promovido pelo governo britânico.

e) Reforçaram o predomínio político e comercial dos senhores feudais sobre os governos citadinos.

UFC (2007)

Filho de comerciantes italianos da cidade de Assis, ele mudou não só o conceito de santidade e devoção, mas a atitude da Igreja e dos leigos diante do sagrado, na virada do século XII para o século XIII. Uma das figuras religiosas mais cultuadas do Ocidente, ele é considerado por muitos o santo mais moderno da Igreja, servindo de inspiração para os movimentos sociais da atualidade.
Tomando como ponto de partida o texto anterior, responda às questões propostas.

a) A quem o texto se refere?

b) Apresente uma característica da economia e uma da religião no período em que ele difundiu suas ideias.

c) Por que muitas pessoas consideram que as ideias desse santo podem servir como inspiração para movimentos sociais do mundo atual?

UFG (2007)


Você me proibiu, senhora,
de que lhe dissesse qualquer coisa
sobre o quanto sofro por sua causa. Mas então me diga, por Deus, senhora: a quem falarei o quanto sofro e já sofri por você senão a você mesma? (DON DINIS. Cantiga de amor. Apud CEREJA, Willian Rodrigues; MAGALHÃES, Thereza Cochar. "Panorama da literatura Portuguesa". São Paulo: Atual, 1997. p. 13. [Adaptado].)
Na produção poética medieval, entre outros gêneros, encontram-se as cantigas de amor, que evocam o ideal de amor cortês e encenam, no jogo amoroso, as relações entre os nobres. Com base no trecho citado,

a) identifique quem ocupa o papel de suserano, na cena do jogo amoroso;

b) caracterize o ideal de amor cortês introduzido no universo da nobreza a partir do século XII.

UFPEL (2007)


"Os clérigos devem por todos orar, os cavaleiros sem demora devem defender e honrar, e os camponeses sofrer; cavaleiros e clero sem falha vivem de quem trabalha têm grande canseira e dor pagam primícias, corvéias, orações ou talha e cem coisas costumeiras e quanto mais pobre viver mais mérito terá das faltas que cometeu se paga a todos o que deves e cumpre com lealdade a sua fés e suporta paciente o que lhe cabe: angústias e sofrimentos."(ESTEVÃO DE FOUREGES. In: COTRIM, Gilberto. "História global: Brasil e Geral". 6a. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.)
 O poema está diretamente relacionado
a) à Revolução Francesa, enfatizando as obrigações servis, como a corvéia - que era a entrega da primeira colheita ao senhor.

b) à estratificação social, no feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela nobreza e pelo povo.

c) ao final da Idade Média, durante a expansão colonial européia na América, com o apoio da Igreja.

d) à ideologia burguesa, nas Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristãos ocidentais contra os muçulmanos.

e) ao período medieval, por referir a exploração dos camponeses através de trabalho escravizado, bem como pela talha - que era o pagamento pelo uso do moinho.

UFSC (2007)

SÃO FRANCISCO

"Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço
Tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho."
(MORAES, Vinicius de. "Nova antologia poética". São Paulo: Cia de Bolso, 2005, p. 227.)
Sobre a Baixa Idade Média, período no qual São Francisco viveu, é CORRETO afirmar que:

(01) foi um período no qual a produção e difusão intelectual se estagnou: daí a expressão "Idade das Trevas" que caracteriza a Idade Média.

(02) foi o período no qual a expansão comercial provocou um maior contato entre diferentes povos, principalmente do Oriente, diversificando os valores europeus.

(04) foi o período das Cruzadas, expedições organizadas pela Igreja que tinham como único objetivo difundir o cristianismo entre os povos do Oriente.

(08) foi o período de surgimento de várias ordens religiosas, algumas delas formadas por monges-cavaleiros, como foi o caso dos Templários.

(16) foi o período no qual se desenvolveu uma literatura épica que exaltava os atos heróicos dos cavaleiros, como os romances inspirados no rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

(32) foi o período de emergência de pensadores católicos como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que criticavam a idéia da existência de um Deus único.

SOMA (_____)

UNIFESP (2007)

Ao longo da Baixa Idade Média, a Igreja (com o papa à frente) e o Estado (com o imperador ou rei à frente) mantiveram relações conflituosas como, por exemplo, durante a chamada "Querela das Investiduras", nos séculos XI e XII, e a transferência do papado para Avignon, no sul da França, no século XIV. Sobre essa disputa, indique

a) os motivos.

b) os resultantes e sua importância ou significação histórica.

UFPI (2007)

Sobre a cultura na Idade Média, é correto afirmar que:

a) as primeiras universidades europeias foram criadas nesse período, sendo as mais antigas localizadas na atual Itália.

b) a escolástica foi a doutrina filosófica que negou as explicações religiosas e ajudou a aprofundar os conhecimentos do mundo natural.

c) o românico e o gótico foram os estilos arquitetônicos presentes em todo o período e predominaram nas construções não-religiosas.

d) as bibliotecas, entre as quais as da Igreja, foram destruídas durante as invasões germânicas, o que impediu qualquer forma de estudo aprofundado no período.

e) a Igreja efetuou a eliminação de todos os traços da herança greco-romana, inexistindo o estudo do direito formal, pois todos os comportamentos eram ditados pelo costume.

FUVEST 2a. Fase (2007)

Na Europa Ocidental, durante a Idade Média, o auge do feudalismo (século X ao XIII) coincide com o auge da servidão. Explique

a) no que consistia a servidão.

b) por que a servidão entrou em crise e deixou de ser dominante a partir do século XIV.

UFSCAR (2007)


Observe os desenhos, elaborados no início do século XIX por Francisco Goya e que representam pessoas condenadas pela Inquisição.
No primeiro desenho está escrito "por mexer a língua de outra maneira", no segundo "por amar um burro" e no terceiro "por não ter perna". A respeito desses desenhos, é correto afirmar que o autor

a) retratou detalhes de autos-de-fé testemunhados por ele.

b) listou os tipos de crimes cometidos por condenados.

c) apresentou as vestimentas oficiais das vítimas.

d) ironizou o tribunal da Inquisição.

e) satirizou as atitudes dos condenados nos processos inquisitoriais.

UFSCAR (2007)

"Conforme lembrou Marc Bloch, o recurso à "maquinaria" era apenas um meio de os monges se conservarem disponíveis para o mais importante, o essencial, quer dizer, o Opus Dei, a oração, a vida contemplativa. Longe de ser uma instalação corrente, o moinho era uma raridade, uma curiosidade, e a sua construção por monges passava, aos olhos contemporâneos, mais como prova de saber quase sobrenatural, quase traumatúrgico dos monges, do que como exemplo de sua habilidade técnica. (...)
Este trabalho monástico tem, sobretudo, aspecto penitencial. É porque o trabalho manual se liga à queda, à maldição divina e à penitência, que os monges, penitentes profissionais, penitentes de vocação, penitentes por excelência, devem dar esse exemplo de mortificação." (Jacques Le Goff. "Para um novo conceito de Idade Média", 1993.)
a) Quem exercia o trabalho manual na Europa na Idade Média? Quais valores predominavam em relação ao trabalho manual?

b) Cite um exemplo de valorização do trabalho manual na Idade Média européia.

UNICAMP (2007)

"Podemos ver nas heresias dos séculos XII e XIII uma tentativa de apontar os erros e os desvios da Igreja, como sua intervenção no poder secular à custa de sua missão espiritual. A natureza da sociedade feudal cristã conduzia à visão da heresia como quebra da ordem divina e social. A heresia era uma falta grave, equivalente, no plano religioso, à quebra de um juramento entre um vassalo e seu senhor, de tal modo que infidelidade religiosa e social se confundem."(Adaptado de Nachman Falbel, "Heresias medievais". São Paulo: Perspectiva. 1977, p. 13-15.)
a) Identifique no texto duas características das heresias dos séculos XII e XIII.

b) Como a Igreja reprimia as heresias na Idade Média?

c) Como as reformas religiosas do século XVI contestaram a autoridade da Igreja?

UFPR (2007)

"Grandes são as alegrias - que acontecem no lugar
Quando Cid conquista Valença - e entra na cidade.
Os que foram a pé - cavaleiros se fazem;
E as outras riquezas - quem as poderia contar?
Todos eram ricos - quantos os que ali estavam.
Meu Cid don Rodrigo - a quinta mandou tomar,
Do lucro do saque - ele tinha trinta mil marcos;
E de outras riquezas - quem poderia contar?" (VILAR, Pierre. "Ouro e Moeda na História: 1450-1920". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 46.)
"O Cantar del mio Cid", escrito no ano de 1110, constitui-se em um exemplo significativo da épica medieval. O texto narra as aventuras e adversidades do nobre castelhano Rodrigo Diaz de Vivar na grande mobilização dos reinos cristãos da Península Ibérica para a retomada das regiões mantidas pelos mouros.

Tendo em vista que a reconquista de Granada pelos castelhanos se realiza em 1492, apresente dois exemplos que caracterizam a influência que a reconquista de Granada exerceu sobre a conquista da América.

9 de fevereiro de 2012

UFES (2007)

"Urbanização é o processo de crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado que o do crescimento da população rural, ou seja, é o resultado da transferência da população rural para o meio urbano. Esse processo sinaliza a transição de um padrão de vida econômica apoiado na produção agrícola fechada e auto-suficiente para outro, baseado na indústria, no comércio e nos serviços."(MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. "Projeto de ensino de Geografia". São Paulo: Moderna, 2004. p. 166.)
No caso da Europa, a passagem de uma economia agrícola para uma economia baseada no comércio e nos serviços tem suas raízes históricas no Renascimento Comercial e Urbano do século XI, muito embora a urbanização que hoje afeta o globo tenha se afirmado somente a partir da Revolução Industrial do século XVIII. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas:

I - Desde fins do século X e, sobretudo, no decorrer do século XI, verifica-se o crescimento populacional na Europa Ocidental em virtude da redução do índice de mortalidade e do aumento da produção agrícola, o que irá favorecer a expansão urbana.

II - Os critérios usados para definir o urbano e o rural são universais e servem para definir o nível de urbanização de um país (desenvolvido ou não), facilitando os estudos comparativos.

III - A partir do século X, muitas cidades, na Europa, são repovoadas ou fundadas, surgindo algumas delas junto a castelos fortificados, outras em locais que congregavam peregrinos, outras em locais de feira ou encruzilhadas terrestres e fluviais.

IV - Atualmente, os níveis de urbanização podem ser considerados baixos nos países asiáticos embora sejam países que apresentem grande contingente de população urbana.

V - Desde a sua fundação, as cidades medievais estavam isentas do controle exercido pelos reis e pela nobreza feudal sobre os citadinos, que logo se tornaram os principais articuladores dos movimentos de resistência camponesa contra a exploração feudal.


É CORRETO apenas o que se afirma em

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I e III.

d) III, IV e V.

e) IV e V.

UFAL (2007)

Analise o texto.
"A Guerra Santa assumiria um estilo semelhante aos conflitos que se desenrolavam no Ocidente. Uma guerra de cerco e assédio posto sobre cidades amuralhadas e castelos, acompanhados de saques e pilhagens. (...) Ocorrido o rompimento das muralhas e da porta, restava aos sitiados, famintos e sedentos, resistir numa luta de espadas (...) que envolveria homem a homem. (...) A guerra intitulada santa, pelos dois lados em luta, resultava em grande número de mortos e numa grande destruição que exigia constantes esforços de reconstrução."(Fátima Regina Fernandes. In: Demétrio Magnoli (org). "História das guerras". São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-117)
O confronto armado descrito no texto foi um dos fatores fundamentais na desestruturação do mundo medieval. Esse confronto colocou frente a frente povos

a) europeus e muçulmanos.

b) carolíngios e germânicos.

c) romanos e bárbaros.

d) bizantinos e francos.

e) árabes e islâmicos.

UFPB (2007)

Durante a chamada Baixa Idade Média (séc. XI-XV), o desenvolvimento urbano dos burgos da Europa Ocidental fundamentou-se na especialização das atividades comerciais e das artesanais, que se organizavam, respectivamente, em:

a) Ligas e guildas de comércio e corporações de ofícios artesanais.

b) Guildas e corporações de comércio e ligas de ofícios artesanais.

c) Associações comerciais e sindicatos de ofícios artesanais.

d) Sindicatos comerciais e ligas e corporações de ofícios artesanais.

e) Corporações de comércio e ligas e guildas de ofícios artesanais.

UEL (2008)

Observe a figura e leia o texto a seguir: 


"Tem-se como absolutamente certo que, a partir do fim do século VIII, a Europa Ocidental regrediu ao estado de região exclusivamente agrícola. É a terra a única fonte de subsistência e a única condição de riqueza. Todas as classes da população, desde o imperador, que não possuía outras rendas além das de suas terras, até o mais humilde dos servos, todos viviam direta ou indiretamente, dos produtos do solo, fossem eles fruto de seu trabalho, ou consistissem, apenas, no ato de colhê-los e consumi-los. [...] Toda a existência social funda-se na propriedade ou na posse da terra."(PIRENNE, H. "História econômica e social da Idade Média". São Paulo: Mestre Jou, 1968. p.13.)
De acordo com os conhecimentos sobre o tema e a sociedade feudal europeia, é correto afirmar:

I. As terras comunais, pastagens naturais, pântanos e florestas eram consideradas propriedade legítima dos camponeses.

II. O rei, considerado soberano absoluto, tinha o poder de administrar os feudos de seus súditos.

III. Os laços de vassalagem também se realizavam entre os senhores feudais.

IV. Os servos eram obrigados a prestar serviços nas terras do manso senhorial para o sustento do senhor feudal.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

UFC (2008)

Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade europeias, no período classicamente conhecido como Idade Média.

a) As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.

b) A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.

c) A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.

d) A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.

e) A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.

UNICAMP (2008)

"Em 1348 a peste negra invadiu a França e, dali para a frente, nada mais seria como antes. Uma terrível mortalidade atingiu o reino. A escassez de mão-de-obra desorganizou as relações sociais e de trabalho. Os trabalhadores que restaram aumentaram suas exigências. Um rogo foi dirigido a Deus, e também aos homens incumbidos de preservar Sua ordem na Terra. Mas foi preciso entender que nem a Igreja nem o rei podiam fazer coisa alguma. Não era isso uma prova de que nada valiam? De que o pecado dos governantes recaía sobre a população? Quando o historiador começa a encontrar tantas maldições contra os príncipes, novas formas de devoção e tantos feiticeiros sendo perseguidos, é porque de repente começou a se estender o império da dúvida e do desvio." (Adaptado de Georges Duby, "A Idade Média na França (987-1460): de Hugo Capeto a Joana D'arc". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992, p. 256-258.)
a) A partir do texto, identifique de que maneira a peste negra repercutiu na sociedade da Europa medieval, em seus aspectos econômico e religioso.

b) Indique características da organização social da Europa medieval que refletiam a ordem de Deus na Terra.

FUVEST 1a. Fase (2008)

Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

FGV (2008)

"A palavra 'servo' vem de 'servus' (latim), que significa 'escravo'. No período medieval, esse termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (...) A condição servil era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos servos, de obrigações servis." (Luiz Koshiba, "História: origens, estruturas e processos")
Assinale a alternativa que caracterize corretamente uma dessas obrigações servis.

a) Dízimo era um imposto pago por todos os servos para o senhor feudal custear as despesas de proteção do feudo.

b) Talha era a cobrança pelo uso da terra e dos equipamentos do feudo e não podia ser paga com mercadorias e sim com moeda.

c) Mão morta era um tributo anual e per capita, que recaía apenas sobre o baixo clero, os vilões e os cavaleiros.

d) Corvéia foi um tributo aplicado apenas no período decadente do feudalismo e que recaía sobre os servos mais velhos.

e) Banalidades eram o pagamento de taxas pelo uso das instalações pertencentes ao senhor feudal, como o moinho e o forno.

FGV (2008)


"(...) as cruzadas não foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas produtos delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir para os avanços daquelas transformações. (...) O intenso comércio praticado pelas cidades italianas, Gênova e Veneza, cresceu bastante com a abertura dos mercados orientais, para o que as cruzadas desempenharam papel decisivo (...)
(Hilário Franco Júnior, "As cruzadas")
Além da decorrência apresentada, pode-se atribuir a essas expedições

a) o desaparecimento das ordens mendicantes - especialmente franciscanos e dominicanos -, assim como a superação das heresias católicas.

b) o fortalecimento nas relações de vassalagem em toda a Europa Ocidental e um forte retraimento do poder econômico da burguesia comercial.

c) a estagnação das atividades comerciais entre algumas cidades comerciais do mar do Norte - como Bruges e Gand - e as cidades do litoral oeste da África.

d) a radicalização no processo de fragmentação político-territorial da Europa, com a importante ampliação do poder econômico da nobreza togada.

e) a relação entre os cruzados com bizantinos e muçulmanos, permitindo que a Europa voltasse a ter contato com algumas obras de filosofia greco-romana.

PUC-SP (2008)

A presença de rios ou a proximidade do mar foram decisivas para o desenvolvimento de cidades e sociedades antigas e modernas. Um exemplo disso é

a) a importância do rio Nilo, na Antiguidade, na integração das várias sociedades do Oriente próximo e na união dos reinos do Alto Egito e do Baixo Egito, evitando a invasão da região por outros povos.

b) o papel exercido pelo Bósforo, que corta a atual Istambul, antes chamada de Constantinopla e de Bizâncio, e sempre assegurou a hegemonia internacional do povo que vivesse à sua volta.

c) a divisão de terras provocada pelos rios Tigre e Eufrates, que isolavam geograficamente os vários grupos que viviam na antiga Mesopotâmia e instigaram conflitos prolongados entre eles.

d) o controle do Mar Mediterrâneo por árabes e fenícios no decorrer de toda a Idade Média, permitindo-lhes invadir território europeu e impedir a circulação de embarcações militares inglesas e francesas.

e) a posição geográfica de Veneza, no norte do Mar Adriático, que lhe permitiu ser ponto de partida de Cruzadas e ter participação ativa no comércio medieval de especiarias e sedas do Oriente.

UFG (2008)

Leia o texto:
"Somos anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua altura gigantesca".
(LE GOFF, Jacques. "Os intelectuais na Idade Média". Rio de Janeiro: José Olímpio, 2003. p. 36.)
As Universidades nasceram no Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O texto apresentado acima é uma citação do mestre Bernard, professor do principal centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer significava

a) produzir um saber singular, que se diferenciasse da tradição clássica.

b) desenvolver a tradição por meio do comentário dos textos herdados da cultura antiga.

c) utilizar instrumentos científicos, que permitissem alcançar a verdade.

d) observar os fenômenos naturais para encontrar as leis que regiam seu funcionamento.

e) cultivar o espírito racional por meio da refutação da autoridade dos textos teológicos.

UFC (2008)

Nos séculos XIV e XV, o Ocidente cristão passou por crises que levaram ao declínio do modelo social, econômico e político então vigente. Sobre esse período, responda as questões a seguir.

a) A que modelo se refere o enunciado acima?

b) Cite quatro características do modelo acima referido.

UEL (2008)

Sobre a religiosidade medieval, é correto afirmar:

a) Com o fim do Império Romano, o Cristianismo, até então perseguido, difundiu-se pela Europa, sendo seus adeptos liberados dos impostos pagos pelos idólatras.

b) A prática da bruxaria, então disseminada nos meios clericais, provocou a reação dos crentes e a Revolução Protestante, levando à renovação da experiência cristã.

c) O ateísmo foi combatido duramente pela inquisição, tendo como conseqüência o desaparecimento dos descrentes até o século XVIII.

d) A experiência da reclusão foi bastante característica na vida religiosa do período medieval, sobressaindo-se a ordem beneditina, fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao trabalho.

e) A ativa participação dos leigos na instituição eclesiástica, assim como uma tendência ao enfraquecimento da hierarquia dessa, podem ser apontadas como características do período.

UEL (2008)

Observe a imagem a seguir 

Detalhe da tapeçaria de Bayeux, c. 1066-177

Com base na imagem, considere as afirmativas a seguir:

I. A cultura medieval caracterizou-se pela ausência de uma expressão artística própria, o que redundou na retomada dos elementos da cultura clássica no Renascimento.

II. A exemplo da Tapeçaria de Bayeux, manta encomendada para cobrir o corpo de Carlos Magno, a expressão cultural dos homens do período medieval era fundada na confecção de objetos menores, fáceis de transportar.

III. O bordado conservado é um exemplar de expressão cultural não voltado para a liturgia ou culto cristão, o que não era comum, pois grande parte da arte que se conservou está relacionada à religiosidade.

IV. A tapeçaria apresenta um relato da invasão normanda na Inglaterra e traz características da arte do período como a simplicidade das formas e economia de elementos.



A partir da imagem dada e dos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e IV.

b) III e IV.

c) II e III.

d) I, II e III.

e) I, II e IV.

UFSC (2008)

Na Idade Média, entre os séculos XII e XV, verificou-se uma ascensão da economia européia. No entanto, dentro desse período, em meados do século XIV, ocorreu uma significativa retração econômica.

Em relação a este assunto, é CORRETO afirmar que:

(01) a crise econômica verificada em meados do século XIV se deveu às Cruzadas, movimento religioso que deslocou milhares de homens em idade produtiva rumo ao Oriente Médio.

(02) a Peste Negra acarretou uma drástica diminuição da população, com reflexos diretos na economia.

(04) tudo indica que a Peste Negra originou-se no Oriente, matando mais de um terço da população européia.

(08) a crise econômica gerada pela Peste Negra foi o marco decisivo para o fim do sistema feudal.

(16) como forma de fugir da Europa infectada pela Peste Negra, milhares de europeus se dispuseram a seguir as Cruzadas para libertar Jerusalém sitiada.

(32) a ascensão econômica entre os séculos XII e XV foi uma realidade exclusiva dos países ibéricos, em função das grandes navegações lá iniciadas.

SOMA (_____)

UFPEL (2008)

Ilustração do século XV que representa os servos prestando serviços sob a fiscalização de um agente do senhor. 


Durante o feudalismo europeu, este tipo de obrigação, que era cumprida através de trabalho gratuito nas terras senhoriais, era denominada de

a) talha.

b) banalidades.

c) mão-morta.

d) comitatus.

e) corvéia.

UNIFESP (2008)

Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica).
O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao

a) renascentista.

b) românico.

c) clássico.

d) barroco.

e) gótico.

UFPI (2008)

O período compreendido entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna foi caracterizado pela criação de alianças entre os monarcas europeus e a burguesia. Sobre as referidas alianças, podemos afirmar que tinham como objetivos centrais:

a) A criação de barreiras protecionistas que dificultassem a circulação das mercadorias no mercado europeu.

b) A valorização das autoridades religiosas evangélicas e a submissão do Estado à Igreja.

c) A unificação de moedas, de pesos e medidas que facilitassem as transações comerciais, assim como a construção de uma estrutura política que rompesse com os particularismos feudais.

d) A criação de uma nova estrutura política em que as atividades e a lógica de produção das corporações de ofício medievais seriam totalmente preservadas.

e) A preservação das práticas políticas e econômicas medievais que haviam possibilitado o surgimento da burguesia.

UFPI (2008)

O período situado entre os séculos X e XV da Era Cristã, didaticamente nomeado de "Baixa Idade Média", foi marcado por profundas transformações, que conduziriam à superação das estruturas feudais e à progressiva estruturação da modernidade, esta marcada pela emergência do racionalismo e do método científico. As alternativas a seguir apresentam alguns aspectos dessas modificações, exceto:

a) Um profundo processo de secularização, que contribuirá para um crescente atrelamento da razão à religião e do natural ao sobrenatural.

b) O individualismo emergirá como forma de um novo humanismo, o que se acentuará no século XVIII com a vitória do Iluminismo.

c) As práticas políticas e econômicas, lenta mas progressivamente, vão se libertando da tutela até então exercida pela Metafísica e pela Teologia;

d) Dá-se uma ampliação do espaço físico, do que decorre o conhecimento de novos mundos e povos.

e) Dá-se a passagem da transcendência à imanência, processo através do qual a verdade revelada cederá lugar à verdade da natureza, com sua própria linguagem e leis;

FATEC (2009)

Considere a ilustração a seguir. 


A partir dos conhecimentos da história do feudalismo europeu, pode-se inferir que, na ilustração,

a) as classes sociais relacionavam-se de forma harmoniosa por incorporarem em suas mentes os princípios elementares do cristianismo.

b) as castas sociais poderiam modificar-se ao longo do tempo, pois isso dependia fundamentalmente da vontade do poder divino do papa.

c) as terras dos feudos eram divididas igualmente entre os vários segmentos sociais, priorizando-se os que dependiam dela para sobrevivência.

d) a organização social possibilitava a mobilidade, permitindo a ascensão dos indivíduos que trabalhassem e acumulassem riqueza material.

e) a estrutura da sociedade era marcada pela ausência de mobilidade, sendo caracterizada por uma hierarquia social dominada por uma instituição cristã.

FGV (2009)

"Caro, o pão faltava nas mesas dos pobres. Na Inglaterra, após mais de cem anos de estabilidade, seu valor quintuplicou em 1315. Na França, aumentou 25 vezes em 1313 e multiplicou-se por 21 em 1316. A carestia disseminou-se por toda a Europa e perdurou por décadas. (...)
Faltava comida não por ausência de braços ou de terras. (...)
Afinal, se os camponeses - esteio do crescimento demográfico verificado desde o ano 1000 - não conseguiam produzir mais, era porque já haviam cultivado toda a terra a que tinham acesso legal.
Já os senhores não faziam pura e simplesmente porque não queriam. Moeda sonante não era exatamente a base de seu poder e glória".

(Manolo Florentino, Os sem-marmita, "Folha de S. Paulo", 07.09.2008)
O texto traz alguns elementos da chamada crise do século XIV, sobre a qual é correto afirmar que:

a) resultou da discrepância entre o aumento da produtividade nos domínios senhoriais desde o século XI e o recuo da produção urbana de manufaturas.

b) foi decorrência direta da peste negra, que assolou o norte da Europa durante todo o século XIV, e fez que os salários fossem fixados em níveis muito baixos.

c) resultou do recrudescimento das obrigações feudais, que gerou a concentração da produção de trigo e cevada nas mãos de poucos senhores feudais da França.

d) foi deflagrada, após as inúmeras revoltas operárias, no campo e na cidade, que quebraram com a longa estabilidade do mundo feudal europeu.

e) teve ligação com as estruturas feudais que impediam que a produção crescesse no mesmo ritmo do crescimento da população em certas regiões da Europa.

PUC-SP (2009)

"Que Deus te dê coragem e ousadia,
Força, vigor e grande bravura
E grande vitória sobre os Infiéis."
(Citado por Georges Duby. "A Europa na Idade Média". São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 13)
Os três versos são do século XII e reproduzem a fala de um rei na sagração de um cavaleiro. Eles sugerem:

a) O caráter religioso predominante nas relações de servidão, que uniam os nobres medievais e asseguravam a mão de obra nos feudos.

b) A ausência de centralização política na Alta Idade Média, quando todos podiam, por decisão real, ser sagrados nobres e cavaleiros.

c) O reconhecimento do poder de Deus como supremo e a crença de que a coragem dependia apenas da ação e da capacidade humanas.

d) A hierarquia nas relações de vassalagem e o significado político e religioso, para os nobres, das ações militares contra os muçulmanos.

e) O juramento que todos os nobres deviam fazer diante do rei e do Papa e a exigência de valentia e força para participação nos torneios.

UEL (2009)

"[...] O rei fora um aliado forte das cidades na luta contra os senhores. Tudo o que reduzisse a força dos barões fortalecia o poder real. Em recompensa pela sua ajuda, os cidadão estavam prontos a auxiliá-lo com empréstimos em dinheiro. Isso era importante, porque com o dinheiro o rei podia dispensar a ajuda militar de seus vassalos. Podia contratar e pagar um exército pronto, sempre a seu serviço, sem depender da lealdade de um senhor. Seria também um exército melhor, porque tinha uma única ocupação: lutar. Os soldados feudais não tinham preparo, nem organização regular que lhes permitisse atuar em conjunto, com harmonia. Por isso, um exército pago para combater, bem treinado e disciplinado, e sempre pronto quando dele se necessitava, constituía um grande avanço."(HUBERMAN, L. "História da riqueza do homem". Rio de Janeiro: Zahar, 1977. p. 80 - 81.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar.

I - A organização de exércitos sob o comando do rei contribui para o processo de formação dos Estados Nacionais.

II - A decadência da burguesia possibilitou o fortalecimento do poder real e a constituição dos Estados Nacionais europeus.

III - A teoria política do período sacralizou a figura do monarca, já que afirmava serem os reis escolhidos por Deus para exercer o governo.

IV - Com os Estados Nacionais constituídos, a Igreja continuou a ocupar um espaço importante dentro dos reinados, baseada na autoridade suprema do Papa.


Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

UFSC (2009)

"O roubo usurário é um pecado contra a justiça. [...] Tomás de Aquino diz: […] Receber uma usura pelo dinheiro emprestado é em si injusto: pois se vende o que não existe, instaurando com isso manifestamente uma desigualdade contrária à justiça."
(LE GOFF, Jacques. "A Bolsa e a Vida: Economia e religião na Idade Média". São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 27.)
Com base no texto apresentado e nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) referente(s) à Idade Média.

(01) A usura, considerada roubo e pecado durante a Idade Média, era uma prática permitida pela Igreja aos banqueiros, aos estrangeiros e aos agiotas.

(02) Receber usura pelo dinheiro emprestado, além de ser prática injusta era também considerada pecaminosa.

(04) Durante a Idade Média, a Igreja e os clérigos influenciavam a vida religiosa e econômica dos cristãos da sociedade feudal.

(08) Os padres e bispos que atuaram durante o período medieval envolviam-se nas questões econômicas para manter o monopólio da Igreja sobre os empréstimos que envolviam usura.

(16) Santo Tomás de Aquino considerava a usura um roubo e uma injustiça, porém, necessária e legítima quando praticada com moderação.

(32) Durante a Idade Média, a proibição da usura, considerada roubo e pecado contra a justiça, provocou a falência de um número considerável de servos e banqueiros.

(64) Os teólogos cristãos medievais e os clérigos recomendavam aos fiéis que, nas suas relações econômicas, agissem de acordo com os princípios cristãos.

SOMA (_____)

UNICAMP (2009)

"Os motivos que levaram Colombo a empreender a sua viagem evidenciam a complexidade da personagem. A principal força que o moveu nada tinha de moderna: tratava-se de um projeto religioso, dissimulado pelo tema do ouro. O grande motivo de Colombo era defender a religião cristã em todas as partes do mundo. Graças às suas viagens, ele esperava obter fundos para financiar uma nova cruzada."(Adaptado de Tzvetan Todorov, Viajantes e Indígenas, em Eugenio Garin. "O Homem Renascentista". Lisboa: Editorial Presença, 1991, 233.)
a) Segundo o texto, quais foram os objetivos da viagem de Colombo?

b) O que foram as cruzadas na Idade Média?

UNIFESP (2009)

"Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica mais fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação à terra de métodos mais adequados de cultivo, inclusive a aplicação sistemática de esterco urbano às plantações vizinhas".
(Lewis Mumford. "A cidade na história". São Paulo: Martins Fontes, 1982.)
O texto trata da expansão agrícola na Europa ocidental e central entre os séculos XI e XIII. Dentre as razões desse aumento de produtividade, podemos citar:

a) O crescimento populacional, com decorrente aumento do mercado consumidor de alimentos.

b) A oportunidade de fornecer alimentos para os participantes das cruzadas e para as áreas por eles conquistadas.

c) O fim das guerras e o estabelecimento de novos padrões de relacionamento entre servos e senhores de terras.

d) A formação de associações de profissionais, com decorrente aperfeiçoamento da mão de obra rural.

e) O aprimoramento das técnicas de cultivo e uma relação mais intensa entre cidade e campo.

UNIFESP (2009)

Catedral de Saint Denis, França (1144)





"Essa oposição entre o alto e o baixo expressa na construção dos castelos fortificados e das catedrais é muito importante na Idade Média. Corresponde, evidentemente, à oposição entre o céu e a terra, entre "lá em cima" e "aqui em baixo". É daí que vem a importância dada a elementos como a muralha e a torre. As igrejas medievais possuem, geralmente, torres extraordinárias. As casas dos habitantes ricos das aldeias também tinham torres (...)."  
(Jacques Le Goff. "A Idade Média explicada aos meus filhos". Rio de Janeiro: Agir, 2007.)





A partir da imagem e do texto, indique:

a) Um estilo arquitetônico medieval que corresponda à descrição.

b) A relação entre poder político e religioso na Idade Média.

UFPR (2006)

A economia brasileira, a partir dos anos noventa do século XX, registrou uma série de mudanças estruturais. Entre elas, podemos considerar como INCORRETA(s):

a) a flexibilização dos monopólios e a desregulamentação dos mercados.

b) a estabilidade monetária e a consagração do Plano Real.

c) a consolidação do Mercosul como um forte grupo de pressão para a conquista da soberania e desenvolvimento auto-sustentado dos países do Cone Sul.

d) a reestruturação do sistema produtivo, com o desenvolvimento da informática e da robotização.

e) o desemprego estrutural, a precarização das relações trabalhistas e a fragilização da estrutura sindical.

UFC (2006)

Leia o texto a seguir:
"A feiticeira e o judeu são ambos uma manifestação de inconformismo social. Os pretextos mudam, mas a perseguição continua. Nos seus períodos de introversão e de intolerância, a sociedade cristã, como todas as sociedades, procura bodes expiatórios e a sociedade se contenta com o que está mais próximo".
(Adaptado do livro de Franco Gaeta e Pasquale Villani. "Corso di Storia". Milão, Principato Editore, 1991, legenda da ilustração 21)
A partir do texto e de seus conhecimentos, responda às questões propostas.

a) Indique dois períodos da História em que os judeus foram perseguidos. Indique, também, qual foi o período da História em que houve maior perseguição e morte de pessoas consideradas feiticeiras e a razão dessa perseguição.

b) Qual é o principal grupo que tem sido alvo de intolerância por parte de grupos de extrema direita na Europa atual? Qual é a relação entre as revoltas ocorridas recentemente na França e a colonização empreendida, no passado, por esse país?

UNESP (2006)

Observe a figura. 

                               
CENAS DO SÉCULO XXI 

HABITAÇÃO - No próximo milênio a humanidade habitará em cidades espaciais. Mas alguns problemas continuarão os mesmos dos séculos XX, XIX, XVIII...


a) Apresente duas razões capazes de explicar a contradição expressa pela imagem.

b) Cite dois fenômenos naturais ocorridos recentemente que, embora previsíveis, não encontraram na ciência e na tecnologia meios para evitar sofrimentos humanos e prejuízos socioeconômicos.

PUC-MG (2006)

"Raiva, constrangimento e deboche. Esses foram os sentimentos que deram o tom de enfrentamento entre quatro participantes do Fórum Econômico Mundial, que acontecia em Davos, e uma dezena de outros que participavam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre." (PAZZINATO, Alceu de & Senise, Maria Helena V. "História Moderna e Contemporânea". São Paulo: Editora Ática. P. 384.)
Com relação ao Fórum Social Mundial, é CORRETO afirmar que:

a) motiva o encontro de milhares de pessoas de diferentes origens e culturas para discutir a melhoria das condições de vida da população.

b) assegura inúmeros privilégios econômicos e políticos aos pequenos agricultores do Movimento dos Sem Terra junto aos dirigentes do G-8.

c) define a orientação de políticas sociais internacionais a serem seguidas pelos governos latino-americanos.

d) discute novas diretrizes comerciais que devem ser adotadas pelos países integrantes do Mercosul.

UEL (2006)

Analise a imagem a seguir:



Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) A intensificação da circulação de mercadorias e de pessoas está representada na progressiva redução do planisfério na imagem.

b) Houve uma diminuição real da superfície do planeta paralelamente à conservação de sua forma.

c) A difusão do uso dos transportes modernos acarretou uma diminuição das distâncias métricas entre os continentes.

d) Entre 1950 e 1960, ocorreu um aumento na velocidade máxima dos meios de transporte, diretamente proporcional ao ocorrido nos períodos anteriores.

e) A diminuição do tamanho da representação do planeta entre 1850 e 1960, na imagem, resultou da ampliação do tráfego nos grandes centros urbanos.