23 de maio de 2012

FUVEST - 2a. Fase (2007)

As agitações políticas e sociais que marcaram o período 1820-1848, no Ocidente, guiaram-se por concepções decorrentes tanto da Revolução Francesa de 1789, quanto da Revolução Industrial inglesa (em curso desde a década de 1780).

a) Descreva uma dessas concepções.

b) Relacione-as com um movimento social e/ou político do período (1820-1848).

UFRRJ (2007)

Leia os trechos a seguir, extraídos do Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, e responda ao que se pede.
"O operário moderno ao invés de ascender com o progresso da indústria, afunda-se cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe. (...) A burguesia produz, antes de mais nada, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. (...) O que caracteriza o comunismo não é a supressão da propriedade privada em si, mas a supressão da propriedade burguesa. (...) A propriedade burguesa moderna constitui a última e mais completa expressão do modo de produção e apropriação baseado em antagonismos de classe, na exploração de uma classe por outra." (In Reis Filho, Daniel Aarão (Org.). "O Manifesto Comunista 150 anos depois". São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998, pp. 19, 20 e 21.) 
a) A Igreja toma posição sobre as idéias socialistas por meio da Encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII. Mencione um posicionamento da Igreja que contradizia as idéias defendidas, pelo texto apresentado, por Karl Marx e Friedrich Engels.

b) Relacione o capitalismo industrial com o surgimento dos movimentos socialistas.

UFAL (2007)

As alternativas verdadeiras devem ser marcadas com V e as falsas, com F.

Karl Marx e F. Engels forneceram grande contribuição para a sociologia. Analise e identifique as idéias propostas por esses pensadores.

(  ) O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, acima de tudo, da própria natureza dos meios de vida já existentes e que tratam de reproduzir.

(  ) O verdadeiro homem revolucionário é aquele que se submete à ordem econômica visando o estabelecimento de relações harmoniosas e do progresso material.

(  ) A organização social e o Estado brotam constantemente do processo de vida de determinados indivíduos; mas destes indivíduos tal como realmente são, isto é, tal como atuam e produzem materialmente.

(  ) As relações que fazem de uma determinada classe a classe dominante são também aquelas que conferem o papel dominante à suas idéias.

(  ) É a consciência dos homens e suas idéias que determinam as condições de produção e a forma como o Estado deve agir sobre a sociedade.

UEL (2008)

Partindo dos princípios da lei da mais-valia absoluta e relativa em Marx, um industrial, para aumentar seus lucros deve

a) investir em novas tecnologias e diminuir a jornada de trabalho dos empregados, intensificando o ritmo e diminuindo a quantidade de horas de produção, com aumento de salários.

b) ampliar a jornada de trabalho dos empregados, intensificando o ritmo e aumentando a quantidade de horas de produção, com aumento de salários.

c) investir em novas tecnologias, diminuindo o ritmo e a quantidade de horas de produção, sem aumento de salários, pois as novas tecnologias são suficientes para aumentar os lucros.

d) aumentar o tempo das horas extras do empregados, com aumento de salários, estimulando a melhoria do ritmo e da intensidade da produção sem introdução de novas tecnologias.

e) investir em novas tecnologias e ampliar a jornada de trabalho dos empregados, intensificando o ritmo e aumentando a quantidade de horas de produção, sem aumento de salários.

UFPE (2008)

O século XIX foi cenário de movimentos políticos que criticaram o capitalismo. Pensadores como Karl Marx defenderam alternativas políticas diferentes e formularam utopias. Sobre as idéias de Marx, podemos afirmar que elas:

a) ressaltaram a necessidade política de fazer reformas no capitalismo, contudo, sem grandes radicalizações.

b) restringiram-se ao mundo europeu e ao catolicismo da época, marcados pelo conservadorismo.

c) denunciaram, de forma apaixonada, as injustiças sociais e políticas do capitalismo, sem construir utopias.

d) sofreram influências de algumas idéias do liberalismo, embora construíssem outra concepção de mundo.

e) fortaleceram a crítica à classe dominante, sem contudo oferecer alternativas políticas para mudar.

UEPG (2008)

A respeito dos princípios fundamentais do socialismo, assinale o que for correto.

(01) A luta de classes como agente transformador da sociedade e da história.

(02) O metalismo e a balança comercial favorável, como princípios reguladores das transações internacionais.

(04) A livre-concorrência, para estimular o avanço tecnológico e a qualidade dos produtos e reduzir os custos de produção, enfim, promover a justiça social.

(08) A defesa da supressão imediata de qualquer forma de governo e da lei da oferta e da procura, "mão invisível" que regulamenta as relações econômicas.

(16) A negação da mais-valia como fonte de riqueza, a partir da idéia de que ela resulta da exploração do trabalhador, mediante a apropriação de horas de trabalho.

SOMA (____)

UFRGS (2008)

Leia a descrição que segue.
A doutrina, nascida na França, baseava-se na ideia de que era preciso "reformar conservando" e nos lemas "os mortos governam os vivos" e "ordem e progresso". No Brasil, exerceu influência especialmente nas escolas militares do Rio de Janeiro e de Porto Alegre e na Faculdade de Direito do Recife. Também influenciou militares e civis que defendiam a abolição da escravatura, a promulgação de uma república laica e a incorporação do trabalhador à sociedade moderna.
Essa descrição refere-se à doutrina

a) ultramontana.

b) liberal.

c) proudhoniana.

d) positivista.

e) marxista.

IBMEC-SP (2009)

Tanto na Europa quanto no Brasil, o ano de 1848 foi pródigo em manifestações contrárias aos modelos políticos e sociais vigentes à época. Considere as seguintes proposições sobre esses eventos:

I. Na Europa, o ano ficou caracterizado pela publicação da obra "O Manifesto Comunista" de Marx e Engels, uma das bases do "Socialismo Científico".

II. No Brasil, D. Pedro II recebia críticas relacionadas à excessiva centralização imperial, sendo algumas defensoras do modelo republicano.

III. Muitas manifestações foram vistas na Europa germânica, com destaque àquelas contrárias ao poder da nobreza e às de cunho nacionalista.

São corretas:

a) Apenas a proposição I.

b) Apenas a proposição III.

c) Apenas as proposições I e II.

d) Apenas as proposições II e III.

e) Todas as proposições.

PUC-RJ (2009)

Leia, com atenção, os textos a seguir.
Documento 1:
"Defendi por quarenta anos o mesmo princípio: liberdade em cada coisa, na religião, na filosofia, na literatura, na indústria, na política; e por liberdade entendo o triunfo da individualidade, seja sobre a autoridade que gostaria de governar de forma despótica, seja sobre as massas que reclamam o direito de sujeitar a minoria à maioria."

Documento 2:
"Detesto a comunhão, porque é a negação da liberdade e porque não concebo a humanidade sem liberdade. Não sou comunista, porque o comunismo concentra e engole, em benefício do Estado, todas as forças da sociedade; porque conduz inevitavelmente à concepção da propriedade nas mãos do Estado, enquanto eu proponho (...) a extinção definitiva do princípio mesmo da autoridade e tutela, próprios do Estado, o qual, com o pretexto de moralizar e civilizar os homens, conseguiu (...) somente escravizá-los, persegui-los e corrompê-los."
Nos documentos anteriores, estão expressas duas visões da realidade social elaboradas no século XIX representativas das ideias:

a) do liberalismo e do socialismo utópico.

b) da doutrina social da Igreja e do socialismo científico.

c) do socialismo utópico e do anarquismo.

d) do liberalismo e do anarquismo.

e) da doutrina social da Igreja e do socialismo utópico.

UDESC (2009)

Sobre os Movimentos Sociais, sobretudo na Europa, formados na segunda metade do século XIX, assinale a alternativa CORRETA.

a) Problemas sociais como mão de obra barata numerosa e jornada de trabalho de até dezesseis horas por dia indicavam a necessidade de organização e a criação de entidades como associações de ajuda mútua e sindicatos.

b) Os anarquistas foram vitoriosos em quase todas suas iniciativas de organização, e a maior expressão disso foi a formação do Estado Franco-Prussiano.

c) Os movimentos sociais do período buscaram melhorar as relações tranquilas que patrões e operários mantinham nas fábricas.

d) O trabalho infantil e a exploração da mão de obra não pertenciam mais à realidade européia no período.

e) Os sindicatos criados no período receberam imediato apoio dos patrões, preocupados com a condição de vida de todos.

UEL (2009)

Texto 1
Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética.

Texto 2
A ideia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.
Organismos internacionais - Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional - chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê quem 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida. (Adaptado: FRANÇA, R. O fantasma de Malthus. "Veja". 23 abr. 2008.)
Para K. Marx (1818 - 1883), a teoria malthusiana do crescimento populacional:

a) Permitia entender, de modo científico, as razões pelas quais os proletários teriam dificuldades para ascender socialmente.

b) Apresentava as bases adequadas sobre os quais se deveria elaborar a teoria do valor trabalho.

c) Reforçava valores da burguesia ascendente que, posteriormente a 1848, assumia posições cada vez mais conservadoras.

d) Era o primeiro passo na construção de uma teoria explicativa do real caráter de classe da sociedade burguesa.

e) Apreendia a essência do proletariado moderno e os motivos pelos quais a classe burguesa estaria fadada a desaparecer.

UEL (2009)

Compreender o processo revolucionário socialista ocorrido na Rússia de 1917 implica discernir historicamente os seus autores e as atitudes assumidas por eles.

Desta forma, pode-se afirmar.

a) O partido comunista russo, criado por Marx e Engels em pleno vigor da lei de exceção imposta pelo Czar Nicolau II, adotou táticas de guerrilha de elevada eficácia sócio-política, vencendo assim a guerra revolucionária.

b) O processo revolucionário leninista colocou um ponto final no período feudal soviético dos Petrogrados, unindo os comerciantes revolucionários das principais cidades e os camponeses como anteriormente havia ocorrido na Revolução francesa de 1789.

c) O comandante do exército bolchevique, Stalin, assumiu o poder no processo revolucionário expulsando o Czar e nomeando como seu líder no congresso socialista, Trotski, organizador das barricadas sindicais na Praça Vermelha.

d) Marx e Bakunin elaboraram os princípios revolucionários de uma sociedade socialista, no entanto, devido aos intensos debates entre eles sobre a forma como o processo deveria ocorrer, distanciaram-se, tornando-se adversários.

e) Proudhon, exilado na Rússia, organizou os operários em sindicatos comunistas que, na revolução, se integraram ao exército vermelho chefiado por Kerensky, estabelecendo a estratégia da guerra total contra o exército branco.

22 de maio de 2012

UNICAMP (2006)

"Todos os legisladores do século XVIII concordavam que o Estado britânico existia para preservar a propriedade e, incidentalmente, as vidas e liberdades dos proprietários."(Adaptado de E.P. Thompson, "Senhores e Caçadores: a origem da lei negra". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 21.)
a) A partir da afirmação de E. P. Thompson, caracterize o pensamento político presente no Estado britânico do século XVIII.

b) Identifique duas características dos Estados europeus do pós-Segunda Guerra Mundial que os diferenciava do Estado britânico, descrito por E.P. Thompson.

UFBA (2006)

Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado.

Em relação ao Socialismo Real, pode-se concluir:

(01) O papel determinante do Estado na elaboração dos planos que nortearam as estruturas e as relações econômicas resultou em uma experiência denominada de "economia planificada" na União Soviética.

(02) As idéias de Karl Marx foram absorvidas e postas em prática pela URSS com a implantação do socialismo via agricultura, após a "perestroika", servindo também de modelo para países como Indonésia e Albânia.

(04) O socialismo praticado na República Popular da China difere do soviético, porque a fidelidade chinesa a suas tradições religiosas exigiu que o país adotasse práticas menos duras no processo de implantação do regime socialista.

(08) As relações entre o socialismo cubano e a URSS, estabelecidas a partir da década de 60 do século XX, alimentaram comercial e militarmente a ilha caribenha, o que condicionou a inevitável dependência econômica de Cuba frente ao Estado Soviético.

(16) A Cuba socialista, apesar das pressões norte-americanas e de seu completo isolamento em relação aos países da América Latina, continua a promover movimentos armados radicais no continente, sendo atualmente a responsável direta pela manutenção dos grupos guerrilheiros na Venezuela, na Bolívia e no Brasil.

(32) A China e a Coréia do Norte, no Oriente, registram dificuldades na preservação de relações diplomáticas, porque continuam a disputar a supremacia militar atômica no mundo socialista, ao lado de Cuba e do Vietnã.

(64) A produção do espaço na União Soviética se fundamentava na estatização dos meios de produção e no poder do proletariado, expresso na ditadura de partido único com rígido controle sobre a sociedade.

SOMA (_____)

UFMG (2006)

Analise esta charge: 

Esta charge foi publicada no início dos anos 1960, momento em que as disputas da Guerra Fria começaram a envolver, com mais intensidade, a América Latina. De maneira zombeteira e irônica, o autor interpreta as relações políticas entre os EUA e os países latino-americanos, representados, na charge, por, respectivamente, John F. Kennedy e uma figura feminina.

a) A partir da análise da charge, INTERPRETE o significado político dessa imagem.

b) A orientação diplomática do Governo brasileiro à época - especialmente no que diz respeito a Cuba - reforçou a polarização ideológica que abriu caminho ao Golpe de 1964. ANALISE os traços mais importantes da política externa brasileira em vigor nos primeiros anos da década de 1960.

UFSCar (2007)

Esta charge, que faz referência ao presidente Jânio Quadros, foi publicada no jornal "Última Hora", no Rio de Janeiro, no ano de 1961.

a) Qual o contexto histórico a que a charge se refere?

b) Qual a crítica feita pelo autor na charge?

FUVEST - 2a. Fase (2006)

Há consenso, entre os estudiosos, de que o período, compreendido entre os últimos anos da década de 1940 e os primeiros da década de 1970 foi, para a economia capitalista, sobretudo para a dos países mais avançados, uma verdadeira "era de ouro".
Caracterize essa fase do capitalismo em termos

a) do chamado Estado de Bem-Estar ("Welfare State").

b) da chamada Guerra Fria.

UFMG (2007)

"Inesperadamente, um acontecimento abalou toda a Rússia. Em 5 de março de 1953, morreu Stalin. Não conseguia imaginá-lo morto. Ele era parte de mim mesmo e não compreendia como poderíamos nos separar. Um torpor tomou conta de todos. Os homens já se haviam habituado à idéia de que Stalin pensava por eles. Sem ele sentiam-se perdidos." (EVTUCHENCKO, E. "Autobiografia precoce". Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1967. p. 117.)
1. CARACTERIZE o papel desempenhado por Stalin como líder da União Soviética de modo a esclarecer esse texto.

2. ANALISE o processo de "desestalinização" que se desenvolveu na URSS, nos anos seguintes ao da morte de Stalin.

UFF (2007)

Na última Copa do Mundo, nos surpreendemos com a declaração do técnico da seleção alemã Jurgen Klinsmann, diante da possibilidade de a Alemanha ganhar aquela Copa e ser tetracampeã. Na verdade, a Alemanha estaria ganhando o seu primeiro título de Copa do Mundo, afirmou Jurgen Klinsmann.

Assinale a opção que explica corretamente a afirmação do técnico alemão.

a) A Alemanha Oriental, fruto dos tratados do pós-Segunda Guerra Mundial, foi vitoriosa nas três copas disputadas no período de domínio nazista e esses títulos não foram reconhecidos pela FIFA.

b) A Alemanha unificada, vencedora de três copas mundiais, não teve reconhecida a sua condição de nação porque, na época das vitórias, estava ocupada pelas forças da OTAN.

c) Os títulos mundiais ganhos pela Alemanha, no período da Guerra Fria, foram atribuídos apenas à parte oriental.

d) A Alemanha Ocidental ganhou apenas dois dos três títulos, o outro título foi ganho pela parte oriental, ocupada por forças soviéticas.

e) A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, teve o seu território dividido em duas partes e apenas a Ocidental foi vitoriosa nas três copas mundiais.

UFRRJ (2007)

Leia um trecho da entrevista de um guarda de fronteira da antiga RDA concedida a dois repórteres alemães e responda ao que se pede.
"Harold Jäger comandava em 9 de novembro o posto de fronteira na Rua Bornholmer (Berlim). No momento mais crítico de sua vida de 28 anos como Guarda de Fronteira, ele fez exatamente aquilo que contrariava em tudo o regulamento: ele interrompeu o controle e abriu a fronteira.
Repórteres: 'E o que aconteceu?'
H. Jäger: 'As barreiras abertas não eram suficientes. Muitas pessoas começaram a pular o muro. Nós não entendíamos mais o mundo'. " ("Politische Zeitschrift", n¡. 97, Março de 1999, p. 44.)
a) A queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou o fim da chamada Guerra Fria, um conflito entre sistemas rivais e antagônicos que marcou o mundo por quarenta anos. Quais eram estes sistemas?

b) O Muro de Berlim foi construído em 1961, fechando a única fronteira aberta entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Mencione uma razão que explique o fechamento, com o Muro de Berlim, dessa fronteira.

UFMG (2007)

As viagens espaciais conjuntas têm comprovado que as potências militares podem cooperar pacificamente nessa área. No entanto essas cooperações são fenômeno recente, pois, entre os anos 1950 e 1980, no quadro da Guerra Fria, prevaleceu uma competição acirrada.
Considerando-se a corrida espacial travada, nessa época, entre os EUA e a URSS, é INCORRETO afirmar que

a) as conquistas obtidas eram usadas na guerra de propaganda, a exemplo do que ocorreu com Iuri Gagarin, enviado em turnê mundial para divulgar os feitos da URSS.

b) o propósito era conseguir superioridade científica e política em relação à potência oponente, sem, contudo, a intenção de usar as conquistas espaciais para fins bélicos.

c) os investimentos dos EUA, na fase final da corrida espacial, se dirigiram para os ônibus espaciais, enquanto os da URSS se concentraram na construção de estações orbitais.

d) os melhores resultados soviéticos alcançados nos anos 1950 foram compensados pelos norte-americanos com o projeto vitorioso de chegar primeiro à Lua.

UEL (2007)

Sobre o período denominado "Guerra Fria", da segunda metade do século XX até a Queda do Muro de Berlim, em 1989, é correto afirmar que:

a) Destacou-se como período de tensão entre duas potências, os EUA e a China democrática, na disputa pelo controle da economia mundial.

b) Desencadeou a descolonização de países na África, Ásia e América, até então domínio dos impérios europeus.

c) Caracterizou-se pela bipolaridade nas relações internacionais com a hegemonia de sistemas antagônicos - o capitalista dos EUA e o comunista da URSS.

d) Deu-se sob o signo do terrorismo das armas nucleares, monopólio da URSS contra os países do Leste europeu, com vistas à expansão e conquista da Europa ocidental.

e) Foi marcado pelo papel da União Européia em oposição à política externa dos EUA no Oriente Médio, sob a égide do terrorismo internacional.

UFC (2007)

Em 2004, a União Europeia incorporou vários países do Leste Europeu que no passado fizeram parte da União Soviética ou estiveram sob a sua esfera de influência. Levando em conta essa afirmação, bem como seus conhecimentos, responda às questões propostas.

a) Qual o nome do modelo de sociedade implantado na União Soviética?

b) Qual era a referência teórico-ideológica desse modelo?

c) A partir de que momento histórico o modelo de estado soviético foi implantado na Europa? Como se deu essa implantação?

d) Apresente três das principais características desse modelo e cite dois países da Europa que o adotaram.

UFPel (2007)

"Durante a Guerra Fria, a estratégia da Casa Branca tinha como horizonte mudar a aparência da dominação colonial para na verdade não mudar nada: as novas nações manteriam o vínculo de dependência econômica e sofreriam um certo grau de ingerência política por parte das antigas metrópoles. Eventualmente, as metrópoles apoiariam a formação de ditaduras que lhes fossem "fiéis". Assim, nos anos 50 e 60, a África conheceu intensamente um processo hoje chamado "descolonização". Apenas no ano de 1960, dezessete colônias da França e da Inglaterra conquistaram o status de nações autônomas."(ARBEX JR., José. "Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura". São Paulo: Moderna, 1997 [adapt.].)
Contrariando essa estratégia dos Estados Unidos da América, através da qual os processos colonizatórios haviam sido reforçados, ocorreram na segunda metade do século XX, na África, movimentos com características revolucionárias e emancipações políticas com o apoio da União Soviética. Entre os países que vivenciaram este último processo transformador no período referido, estão

a) Argélia, Congo e África do Sul.

b) Sudão, Etiópia e Marrocos.

c) Sudão, Argélia e Gabão.

d) Angola, Moçambique e Guiné Bissau. 

e) Costa do Marfim, Uganda e Senegal.

UERJ (2008)

Os quadrinhos ironizam a bipolaridade característica da Guerra Fria, ordem de poder mundial que marcou a maior parte da segunda metade do século XX.

A crítica central do texto recai sobre a seguinte característica desse contexto geopolítico:

a) formação de blocos militares, que deu origem à política do "Big Stick"

b) corrida armamentista, que gerou a doutrina da "Destruição Mútua Assegurada"

c) conflitos bélicos diretos entre EUA e URSS, que estabeleceram o "Equilíbrio do Terror"

d) confrontos regionais manipulados pelas superpotências, que resultaram na "Détente"

UFRJ (2008)


"Caiu o muro. Na noite de 9 de novembro de 1989, uma quinta-feira cinzenta de outono, esta notícia se espalhou pelas duas Berlim, Ocidental e Oriental. Milhares de pessoas foram fazer o teste, foram ver para crer e passaram sem controle por uma das fronteiras mais sensíveis e bem defendidas do mundo, o muro de Berlim, que separou duas partes de uma cidade de mais de três milhões de habitantes e, mais do que isso, limitou dois mundos, dois sistemas políticos e econômicos antagônicos." (Adaptado de RAMALHO, Luís Antônio. "Caiu o muro, viva Gorbatchov", in: "Tempo e presença". Rio de Janeiro:CEDI,1990.)
A derrubada do Muro de Berlim representa um dos mais fortes signos do ocaso da chamada Guerra Fria (1947-1991).

Identifique dois motivos para o fim da Guerra Fria.

FGV (2008)

Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou "que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas". Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois

a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia.

b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana.

c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético.

d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético.

e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.

UERJ (2008)


A charge do jornal australiano resgata para os nossos dias o clima existente no período conhecido como Guerra Fria. Aponte dois aspectos da conjuntura política mundial no final da década de 1940 que contribuíram para o início da Guerra Fria. Em seguida, identifique uma conseqüência da ordem mundial estabelecida pela Guerra Fria que se relacione à existência de arsenais nucleares.

UNIFESP (2008)

"Este é o maior evento da história" (do presidente norte-americano H. Truman, ao ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima). 
"Era importante que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme quando a bomba foi lançada" (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan District Project).
Essas afirmações revelam que o governo norte-americano

a) desconhecia que a bomba poderia matar milhares de pessoas inocentes.

b) sabia que sem essa experiência terrível não haveria avanço no campo nuclear.

c) esperava que a bomba atômica passasse desapercebida da opinião pública.

d) estava decidido a tudo para eliminar sua inferioridade militar frente à URSS.

e) ignorava princípios éticos para impor a sua primazia político-militar no mundo.

UEPG (2008)

A Segunda Guerra Mundial diminuiu a importância política das nações europeias e inaugurou a bipolarização do mundo, liderada pelos Estados Unidos da América, de um lado, e pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, de outro. Essa divisão, que caracterizou um período de conflitos e hostilidades, recebeu a denominação Guerra Fria. Sobre este tema, assinale o que for correto.

(01) A origem dos desentendimentos entre EUA e URSS está relacionada com os acordos entre os países vencedores da Grande Guerra antes mesmo de seu término. Nas conferências de Yalta e Potsdam, os representantes dos países vitoriosos queriam assegurar seus interesses estratégicos e econômicos e garantir áreas de influência em todo o mundo.

(02) Após a Segunda Guerra, os países que não se envolveram diretamente no conflito puderam, a despeito do clima de equilíbrio precário existente, alcançar um amplo desenvolvimento econômico, baseado em uma política de exportação.

(04) A Guerra Fria era conveniente tanto para os norte-americanos quanto para os soviéticos, porque, ao mesmo tempo em que não se envolviam diretamente em guerras localizadas ou de libertação nacional, enviavam armas, ajuda financeira e logística, o que poderia definir os conflitos.

(08) Além da forte propaganda ideológica desenvolvida pelos dois blocos, a Guerra Fria foi marcada por uma corrida armamenti sta, instituindo o "equilíbrio do terror", visto que as duas nações tinham poder para destruir de forma total uma à outra.

(16) A Guerra Fria foi um estado de tensão entre um sistema político livre e outro autoritário; entre duas formas de organização econômica, o capitalismo e o socialismo.

SOMA (____)

Mackenzie (2009)

"(...) Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing-Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: 'Revolução? Não! Reforma.' Eu sorri, e ele continuou: 'Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro (...)'."
(Revista "Época", 06/2008)
Que aspecto da Revolução Cultural Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho anterior? Assinale a alternativa que responde, corretamente, à questão.

a) A Revolução Cultural agiu em favor da burocratização do Estado Chinês e da planificação excessivamente centralizada da economia.

b) No plano econômico, a Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológico do país, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores.

c) Por meio da mudança de mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários burgueses, em detrimento da massa camponesa.

d) A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo Comunismo.

e) Defendendo uma revolução proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou em massacre.

PUC-PR (2009)

Durante a Guerra Fria, desenvolveu-se, nos Estados Unidos, uma ideologia conhecida como macartismo.
Essa ideologia tinha como objetivo:

a) Caracterizar as bases da política externa dos Estados Unidos para a América Latina depois da Revolução Cubana.

b) Definir os fundamentos da doutrina geopolítica dos Estados Unidos para as Américas e para a região do oceano Pacífico.

c) Definir os princípios da presença das multinacionais americanas nas regiões de grande interesse estratégico dos Estados Unidos.

d) Fundamentar organizações internacionais, como a ONU, a OEA e a OTAN, que se tornaram grandes instrumentos de execução da política externa americana durante a Guerra Fria.

e) Vigiar e impedir que simpatizantes de ideologias de esquerda ocupassem cargos de liderança e influência no funcionalismo público, no governo, nas universidades, nos meios de comunicação e nas grandes corporações econômicas americanas.

UFRJ (2009)


A derrubada do Muro de Berlim completará vinte anos em 2009. Construído em agosto de 1961, sua destruição é lembrada como marco do fim de uma época.

Indique o significado político da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e o significado simbólico desse acontecimento para o contexto político internacional.

UFC (2009)

Em 2008, houve mais um conflito no Cáucaso, onde, anos atrás, já havia ocorrido a Guerra da Chechênia. Dessa vez, o litígio envolveu dois países independentes: a Rússia e a Geórgia. Em relação a essa guerra, podemos encontrar causas bem mais antigas. Responda o que se pede a seguir.

a) Qual a relação entre o fim da União Soviética e a guerra entre a Rússia e a Geórgia?

b) Sobre as relações entre a maior parte dos países da Europa Oriental com a União Soviética a partir do período que se inicia logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, responda o que se pede.

I. Qual a relação política entre esses países?
II. Qual o tipo de economia adotado por eles?
III. O que representou o Pacto de Varsóvia?

c) O que simbolizou, do ponto de vista político e econômico, a queda do Muro de Berlim, em 1989?

UFSC (2009)

Ao final da Segunda Guerra, muitas foram as negociações entre os vencedores e, nesse contexto, a Europa foi dividida em duas áreas: a parte oriental ficou sob a influência da então União Soviética, enquanto a parte ocidental, sob a influência norte-americana.

Em relação à Segunda Guerra e ao período que a sucedeu, é CORRETO afirmar que:

(01) A "doutrina Trumann" foi colocada em prática visando à expansão da influência soviética.

(02) Os judeus não foram os únicos alvos de perseguição do nazismo: ciganos e socialistas, entre outros, também sofreram as atrocidades do regime.

(04) A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi formada por um bloco de países que defendiam a ideologia comunista. Em contraposição a este bloco, os EUA lideraram a criação do Pacto de Varsóvia, cujo objetivo era ampliar os interesses capitalistas na Europa.

(08) Visando a ajudar na recuperação dos países europeus, em grande medida devastados pela guerra, e para evitar a expansão do comunismo, foi elaborado o Plano Marshall, por meio do qual o governo norte-americano destinou bilhões de dólares para os países da Europa.

(16) China e Inglaterra foram países que saíram fortalecidos desse conflito, estabelecendo, a partir de então, os dois polos que redefiniriam a política mundial.

(32) A entrada oficial dos EUA no conflito se deu em 1939, ocasião em que o "eixo" recebeu apoio na forma de armamentos ultramodernos.

SOMA (_____)

UNIFESP (2009)

A Guerra do Vietnã opôs o norte ao sul do país e contou, entre 1961 e 1973, com participação direta dos Estados Unidos. Relacione esta guerra com a:

a) Descolonização da Ásia.

b) Guerra Fria.