13 de dezembro de 2011

ESPM (2006)

"O período compreendido entre os anos 461 e 429 a.C. é considerado a 'Idade de Ouro' de Atenas quando a cidade viveu o seu auge econômico, militar, político e cultural. Nesse período, Atenas foi governada por Péricles e tornou-se a cidade mais importante da Grécia, graças às reformas implantadas tanto no nível político, aperfeiçoando-se a democracia, quanto no cultural."(Cláudio Vicentino, "História Geral")
Entre as reformas políticas implantadas por Péricles podemos apontar:

a) O ostracismo, ou seja, o banimento por dez anos do indivíduo que pusesse em perigo a democracia ateniense.

b) A mistoforia, ou seja, a instituição de um misthoy ou remuneração para as funções e cargos públicos, o que possibilitou maior participação dos cidadãos.

c) A organização de um severo código de leis escritas que instituiu a prática do laconismo.

d) A abolição da escravidão por dívidas e a divisão da sociedade censitariamente para que a participação política fosse de acordo com a renda dos indivíduos.

e) A criação da Bulé ou Conselho dos Quatrocentos, da qual participavam elementos das quatro tribos em que estava dividida a Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.