18 de janeiro de 2012

UFPEL (2006)

Analise o texto a seguir. 
Abu Ghraib e Guantánamo chegaram a ser descritas como prisões-inferno, e nelas, os prisioneiros são tidos como "combatentes inimigos" e suspeitos de terrorismo. A designação de combatentes inimigos buscou eximir os Estados Unidos de obedecerem às Convenções de Genebra.

A foto de 2004 mostra um cidadão de Havana observando cartazes nos quais são retratados soldados norte-americanos torturando prisioneiros em Abu Ghraib.

É correto afirmar que o texto

a) denuncia as transgressões às Convenções de Genebra, estabelecidas desde a Primeira Guerra Mundial, que determinavam tratamento digno para os prisioneiros de guerra, tanto do lado dos Aliados quanto do Eixo.

b) critica a tortura nas prisões iraquianas de Abu Ghraib e Guantánamo, coordenadas pelas forças de ocupação norte-americanas, que desrespeitam as Convenções de Genebra, estabelecidas após a Guerra da Argélia.

c) estabelece um paralelo entre as prisões Abu Ghraib e Guantánamo (dirigidas pelos norteamericanos), no Iraque e na Ilha de Cuba, respectivamente, com os campos de concentração nazistas.

d) faz, em Cuba, uma identificação entre o nazismo e a ocupação militar comandada pela ONU no Iraque, onde as determinações das Convenções de Genebra estão sendo constantemente burladas.

e) expõe a permanência da ideologia da Guerra Fria, através do confronto entre duas propostas ditatoriais, que possuem objetivos socioeconômicos similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.