18 de janeiro de 2012

UFPI (2008)

Uma das características dos tempos atuais é a repercussão global de conflitos regionais. Os conflitos entre judeus e muçulmanos, por exemplo, longe de interessarem apenas a árabes e israelenses, atraem a atenção de todo o mundo. Nesse contexto, acabam sendo comuns notícias sobre a intervenção de tropas estrangeiras em algum país. O Brasil, por exemplo, presentemente mantém tropas no Haiti. Escolha a alternativa que historicamente explica esse quadro.

a) As intervenções dão-se sempre em países cujas populações vivem ainda de forma primitiva. É, portanto, correto que as nações desenvolvidas, através da diplomacia internacional ou mesmo pela força, quando isso for necessário, tutelem aqueles povos, evitando, dessa maneira, um desequilíbrio na paz mundial.

b) As intervenções não têm em vista apenas, nem principalmente, a paz mundial, mas também se explicam pelo fato de que, por razões estratégicas ou pela concentração de recursos naturais, algumas regiões ou países se tornam alvo de interesse das grandes potências mundiais.

c) As intervenções das grandes potências nos conflitos regionais visam apenas evitar o desrespeito e a segregação resultantes das diferenças étnicas, culturais e religiosas desses povos.

d) Com as intervenções, potências como os Estados Unidos favorecem uma melhor distribuição de riquezas no planeta, na medida em que a pacificação das regiões sob intervenção favorece o desenvolvimento econômico e a geração de riquezas.

e) Guerras como a do Iraque, vencida com relativa rapidez e facilidade, e capitais simbólicos, como o enforcamento de Saddam Hussein, comprovam a viabilidade e a necessidade dessas intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.