9 de fevereiro de 2012

FGV (2008)


"(...) as cruzadas não foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas produtos delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir para os avanços daquelas transformações. (...) O intenso comércio praticado pelas cidades italianas, Gênova e Veneza, cresceu bastante com a abertura dos mercados orientais, para o que as cruzadas desempenharam papel decisivo (...)
(Hilário Franco Júnior, "As cruzadas")
Além da decorrência apresentada, pode-se atribuir a essas expedições

a) o desaparecimento das ordens mendicantes - especialmente franciscanos e dominicanos -, assim como a superação das heresias católicas.

b) o fortalecimento nas relações de vassalagem em toda a Europa Ocidental e um forte retraimento do poder econômico da burguesia comercial.

c) a estagnação das atividades comerciais entre algumas cidades comerciais do mar do Norte - como Bruges e Gand - e as cidades do litoral oeste da África.

d) a radicalização no processo de fragmentação político-territorial da Europa, com a importante ampliação do poder econômico da nobreza togada.

e) a relação entre os cruzados com bizantinos e muçulmanos, permitindo que a Europa voltasse a ter contato com algumas obras de filosofia greco-romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.