17 de fevereiro de 2012

UFPEL (2007)


"Os clérigos devem por todos orar, os cavaleiros sem demora devem defender e honrar, e os camponeses sofrer; cavaleiros e clero sem falha vivem de quem trabalha têm grande canseira e dor pagam primícias, corvéias, orações ou talha e cem coisas costumeiras e quanto mais pobre viver mais mérito terá das faltas que cometeu se paga a todos o que deves e cumpre com lealdade a sua fés e suporta paciente o que lhe cabe: angústias e sofrimentos."(ESTEVÃO DE FOUREGES. In: COTRIM, Gilberto. "História global: Brasil e Geral". 6a. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.)
 O poema está diretamente relacionado
a) à Revolução Francesa, enfatizando as obrigações servis, como a corvéia - que era a entrega da primeira colheita ao senhor.

b) à estratificação social, no feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela nobreza e pelo povo.

c) ao final da Idade Média, durante a expansão colonial européia na América, com o apoio da Igreja.

d) à ideologia burguesa, nas Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristãos ocidentais contra os muçulmanos.

e) ao período medieval, por referir a exploração dos camponeses através de trabalho escravizado, bem como pela talha - que era o pagamento pelo uso do moinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.