22 de março de 2012

ESPM (2007)

"Matéria do diário britânico "The Guardian", do dia 19/10/2006, citando autoridades antiterrorismo comenta que o Reino Unido se tornou o maior alvo para a Al Qaeda, que realizaria atentados para promover perdas de vidas e embaraço às autoridades. O jornal afirma que as ligações tradicionais entre o Reino Unido e o Paquistão tornam o primeiro um alvo fácil, já que milhares de pessoas viajam entre os dois países anualmente, dificultando o monitoramento de suspeitos pelas autoridades inglesas."("Folha de S. Paulo", 23/10/2006)
Sobre as ligações tradicionais entre o Reino Unido e o Paquistão, a que o enunciado faz referência, podemos afirmar que:

a) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve a independência em meio ao movimento de descolonização ocorrido no século XIX.

b) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência por decisão da Conferência de Berlim de 1885, reunião comprometida com o movimento de descolonização.

c) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência por decisão dos tratados firmados após a I Guerra Mundial.

d) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência após a Conferência de Bandung de 1955, quando surgiram dois estados soberanos: União Indiana e Paquistão.

e) O Paquistão foi vítima do imperialismo inglês, mas obteve sua independência em 1947, quando surgiram dois estados soberanos: a União Indiana (com maioria hinduísta) e o Paquistão (com maioria muçulmana).

Um comentário:

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.