21 de março de 2012

Ibmec-RJ (2009)

A Crise de 29 volta a ser muito lembrada atualmente, consequência natural dos enormes problemas que a economia está sofrendo nas últimas semanas. Naquele período, coube ao presidente democrata Franklin Roosevelt, eleito para a presidência dos Estados Unidos pela primeira vez em 1932, apresentar um plano que ficou conhecido como "New Deal" (Novo Acordo ou Novo Tratamento), plano esse que mudou de forma radical a visão econômica norte-americana, até então praticada. São medidas desse período de governo, EXCETO:

a) Controlar rigidamente a jornada de trabalho, para impedir, entre outras práticas, a realização de horas extras.

b) Estimular pesados investimentos em obras públicas, incluindo a construção de pontes, estradas e portos, como forma de ampliar a geração de empregos.

c) Impedir a organização de qualquer tipo de sindicato no país, afinal em função da crise cresceu significativamente nos Estados Unidos o apoio popular às ideologias esquerdistas.

d) Promover uma política de assistência ao trabalhador, que incluiu a criação de um auxílio desemprego e a fixação de um salário mínimo.

e) Conceder empréstimos amplos ao sistema bancário, para permitir a disponibilização de uma linha de créditos aos que estivessem interessados em retomar as atividades produtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.