19 de março de 2012

UEL (2006)

"[...] o principal privilégio do capitalismo, hoje como ontem, continua sendo a liberdade de escolha - um privilégio que tem a ver simultaneamente com sua posição social dominante, com o peso de seus capitais, com suas capacidades de empréstimo, com sua rede de informações e, em igual medida, com os vínculos que, entre os membros de uma minoria poderosa, por mais dividida que esteja por obra do jogo da concorrência, cria uma série de regras e de cumplicidades. [...] o capitalismo tem a capacidade, a qualquer momento, de mudar de rumo: é o segredo de sua vitalidade. [...] Quando há grandes crises, muitos capitalistas sucumbem, mas outros sobrevivem, outros instalam-se".(BRAUDEL, Fernand. "Civilização material, economia e capitalismo séculos XV-XVIII". v. 3. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p.578.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. A concorrência encontra na rede de informações seu principal obstáculo e diminui a vitalidade do capitalismo.

II. O privilégio da liberdade de escolha confere vitalidade ao capitalismo, mesmo em tempos de crise.

III. As capacidades de empréstimo e as redes de informações do capitalismo dificultam sua recuperação após períodos de crise.

IV. A elite capitalista, diante das crises, por mais dividida que esteja, consegue criar uma série de regras e cumplicidades.


Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.