6 de março de 2012

UFES (2006)

"Entre os séculos XI e XIII, observamos várias transformações, na economia feudal européia, que caracterizaram a assim denominada 'Revolução Agrícola' medieval. Para o desencadeamento de tal 'revolução', foi fundamental o avanço das técnicas agrárias, muitas das quais já conhecidas na Antigüidade, mas subutilizadas em função do predomínio do trabalho escravo no contexto da economia antiga. Dentre as técnicas inventadas e/ou reutilizadas nesse período, temos a rotação trienal, como se pode observar na gravura."(MOREIRA, I. "O espaço geográfico". São Paulo: Ática, 2004, p.74. Adaptado.)
Acerca da rotação trienal ou sistema de três campos, É INCORRETO afirmar que:

a) representava, no contexto medieval, um avanço sobre o sistema precedente (rotação bienal), por facilitar a variação das culturas, com o plantio de cereais e/ou leguminosas alternados.

b) continua, atualmente, em uso na Europa, principalmente na produção de cereais voltada para a comercialização, com destaque para a cultura do trigo.

c) contribuiu, na Idade Média, para o incremento do excedente populacional, o que propiciou, em conjunto com outros fatores, o êxodo urbano característico dos séculos XIV e XV.

d) pode contribuir, quando utilizada corretamente, para a recuperação e conservação dos solos, além de propiciar uma maior produtividade às culturas de cereais e leguminosas.

e) permitiu um aproveitamento mais eficiente do trabalho humano nos domínios feudais, contribuindo para a formação dos Grandes Arroteamentos.

5 comentários:

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.