22 de abril de 2012

UFU (2006)

Leia o trecho a seguir.
"Disfarçado com nomes como 'A conquista do Oeste' ou 'Vaqueiros e índios', esse golpe final da história ocidental tem a mesma popularidade na América Latina (...) e no Quartier Latin de Paris, onde se podem comprar enormes chapéus de vaqueiro, cordas de amarrar gado e botas de vaqueiro feitas com couro sintético do Oriente. (...) Nos Estados Unidos a platéia continua a crescer ainda hoje e continua tão crédula quanto sempre em relação a ficções sobre a vitória e os adversários derrotados. Poucos compreendem ou se importam com o fato de que esse episódio final é na realidade um retrato da civilização ocidental, tão irônico quanto trágico." (TURNER, Frederick. "O espírito ocidental contra a natureza". Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 257.)
No trecho apresentado, a cultura "western" expressa, por exemplo, nos filmes de faroeste, é tratada como espetáculo relativo a um episódio considerado irônico e trágico da civilização ocidental. Em relação a tal episódio, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Refere-se a um processo de desapropriação de terras indígenas, exploração sistemática de recursos naturais do oeste dos Estados Unidos e extermínio de populações nativas da região, que é operado, sobretudo, na segunda metade do século XIX.

b) Refere-se à maneira pela qual os ingleses, no momento de sua fixação nas 13 colônias lidaram com as populações indígenas da América do Norte, desapropriando-as e dizimando-as.

c) Refere-se à violência das práticas por meio das quais o capitalismo foi introduzido nas "regiões selvagens" da América do Norte, tendo como resultado a transformação radical da natureza do oeste dos Estados Unidos e o desaparecimento de grupos indígenas da região.

d) Este episódio favoreceu a construção de vias modernas de comunicação nos Estados Unidos como, por exemplo, as linhas férreas e os telégrafos, possibilitando a ligação entre diversas partes do país no contexto da sua industrialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.