22 de abril de 2012

UFC (2006)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das idéias da Revolução Francesa.

a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.

b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.

c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.

e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.

UERJ (2006)

"Para cúmulo da desgraça foram os soberanos da Espanha obrigados a renunciar aos seus direitos, a abdicar de seu trono e a solicitar o seu mesmo Povo a que faltasse à fé e juramento de fidelidade, que havia prestado à Real Família Reinante; a pedir por fim que obedecesse a seus próprios inimigos.
Depois disto, quem se atreverá a duvidar da sábia política do Príncipe Regente de Portugal, em mudar a sua Corte para o Brasil?"

(Adaptado de "Correio Braziliense", 1808. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/Instituto Uniemp, edição fac-similar, 2000.)
a) O texto acima remete a um acontecimento, decorrente da política internacional, ocorrido na Península Ibérica na primeira década do século XIX. Indique esse acontecimento e seu principal objetivo em relação a Portugal.

b) A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil pode ser considerada importante para o processo de independência do Brasil. Apresente um argumento que justifique esse ponto de vista.

UFPE (2006)

Responda V (verdadeiro) ou F (falso).

A Revolução Francesa de 1789 produziu mudanças políticas que abalaram a Europa. Era um sinal de que os ideais iluministas conquistaram muitos simpatizantes. Nesse cenário, o período napoleônico foi marcado por guerras, mas também por realizações que consolidaram o domínio burguês na França. Este é um período em que:

(      ) as reformas administrativas favoreceram a centralização da organização do Estado, atendendo, em grande medida, aos interesses da burguesia.

(      ) a unificação das leis, através do Código Civil de 1804, serviu para garantir o direito à propriedade privada.

(      ) os decretos napoleônicos ampliaram a cidadania, inclusive aumentando os direitos políticos das mulheres.

(      ) a reforma educacional consagrou as idéias de Rousseau, destacando o nacionalismo e a luta pela democracia popular.

(      ) a fundação de escolas públicas mostrou o interesse de divulgar ideais burgueses e de exaltar a figura de Napoleão.

UFF (2007)

A Revolução Francesa de 1789 foi pródiga em gerar idéias e projetos de reforma social dos mais diversos e radicais. Um deles, por sua projeção futura, merece ser destacado: a Conspiração dos Iguais, cuja crítica à propriedade estava respaldada na crença de que ela era "odiosa em seus princípios e mortífera nos seus efeitos". No entanto, a Conspiração dos Iguais não conseguiu concretizar seu projeto de defesa da abolição da propriedade privada.

Com base nesta afirmativa:

a) mencione o principal líder da Conspiração dos Iguais;

b) discuta a principal reforma napoleônica em relação à propriedade e suas repercussões na Europa.

PUC-Rio (2008)

Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistências principalmente entre as nações dominadas por setores aristocráticos.

Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico.

a) O estabelecimento do catolicismo cristão e romano como religião de estado.

b) A descentralização das atividades econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de impostos.

c) A adoção do Código Civil que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada.

d) O estímulo, por parte das leis francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do Estado.

e) A estatização de toda a propriedade agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército napoleônico.

FGV (2008)

"Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o símbolo da ordem tradicional, da Contra-Reforma, do Antigo Regime."(René Remond, "O século XIX: introdução à história do nosso tempo")
Acerca do Congresso de Viena (1815), é correto afirmar que

a) tornou-se a mais importante referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes por meio de cartas constitucionais.

b) países como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionários.

c) foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade - que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.

d) presidido pelo chanceler austríaco Metternich, mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por uma solução conciliatória após o caos napoleônico: haveria a restauração das dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras. 

e) criou, a partir da sugestão do representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares.

IBMEC-SP (2009)

A expansão napoleônica no século XIX influenciou decisivamente vários acontecimentos históricos no período. Dentre esses acontecimentos podemos destacar:

a) A Independência dos Estados Unidos. Com a atenção da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napoleônica, os colonos americanos declararam sua independência, vencendo rapidamente os ingleses.

b) A formação da Santa Aliança, um pacto militar entre Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia que evitou a eclosão de movimentos revolucionários na Europa e impediu a independência das colônias espanholas e inglesas na América.

c) A Independência do Brasil. Com a ocupação de Portugal pelas tropas napoleônicas, houve um enfraquecimento da monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independência e o rompimento de D. Pedro I com Portugal.

d) A Independência das colônias espanholas. Em 1808 a Espanha foi ocupada pelas tropas napoleônicas ao mesmo tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revolução Francesa que inspirou as lutas pela independência.

e) O Congresso de Viena. A França de Napoleão assinou um pacto com a Áustria, Inglaterra e Rússia cujo objetivo maior era estabelecer uma trégua e reorganizar todo o mapa europeu.

PUC-MG (2006)

A catástrofe ocorrida em Nova Orleans, em 2005, chamou atenção do mundo para as diferenças existentes entre o sul e o norte dos Estados Unidos, que se tornaram evidentes desde a Guerra de Secessão (1861-65). É CORRETO afirmar que essa guerra resultou:

a) na integração dos ex-escravos como cidadãos norte-americanos sem direito à participação na vida social e política do país.

b) no deslocamento em massa dos brancos sulistas, que passaram a se integrar ao processo de desenvolvimento industrial do Norte.

c) na ruína dos latifundiários que, após a reforma agrária, tiveram as suas grandes propriedades divididas e distribuídas aos negros.

d) na aprovação de leis que consolidaram a segregação racial nos estados sulistas para impedir a concessão de direitos aos negros.

UFU (2006)

Leia o trecho a seguir.
"Disfarçado com nomes como 'A conquista do Oeste' ou 'Vaqueiros e índios', esse golpe final da história ocidental tem a mesma popularidade na América Latina (...) e no Quartier Latin de Paris, onde se podem comprar enormes chapéus de vaqueiro, cordas de amarrar gado e botas de vaqueiro feitas com couro sintético do Oriente. (...) Nos Estados Unidos a platéia continua a crescer ainda hoje e continua tão crédula quanto sempre em relação a ficções sobre a vitória e os adversários derrotados. Poucos compreendem ou se importam com o fato de que esse episódio final é na realidade um retrato da civilização ocidental, tão irônico quanto trágico." (TURNER, Frederick. "O espírito ocidental contra a natureza". Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 257.)
No trecho apresentado, a cultura "western" expressa, por exemplo, nos filmes de faroeste, é tratada como espetáculo relativo a um episódio considerado irônico e trágico da civilização ocidental. Em relação a tal episódio, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Refere-se a um processo de desapropriação de terras indígenas, exploração sistemática de recursos naturais do oeste dos Estados Unidos e extermínio de populações nativas da região, que é operado, sobretudo, na segunda metade do século XIX.

b) Refere-se à maneira pela qual os ingleses, no momento de sua fixação nas 13 colônias lidaram com as populações indígenas da América do Norte, desapropriando-as e dizimando-as.

c) Refere-se à violência das práticas por meio das quais o capitalismo foi introduzido nas "regiões selvagens" da América do Norte, tendo como resultado a transformação radical da natureza do oeste dos Estados Unidos e o desaparecimento de grupos indígenas da região.

d) Este episódio favoreceu a construção de vias modernas de comunicação nos Estados Unidos como, por exemplo, as linhas férreas e os telégrafos, possibilitando a ligação entre diversas partes do país no contexto da sua industrialização.

20 de abril de 2012

PUC-MG (2007)

A Guerra Civil norte-americana, também chamada de Secessão, por se tratar do conflito entre o Sul e o Norte dos EUA, trouxe desdobramentos políticos ideológicos graves para a formação da identidade nacional do país. Assinale o fato que mais aprofundou a radicalização dos conflitos étnicos em território americano ao longo do século XX.

a) a criação da Ku-Klux-Klan em território sulista ao final da guerra.

b) a formação dos Estados Confederados liderados Abraham Lincoln.

c) o estabelecimento da doutrina Monroe, que garantia as liberdades civis a todas as raças nos EUA.

d) as leis a favor do apartheid, promulgadas após o desfecho do conflito.

FGV (2007)

Leia os trechos:
"Na Europa, as terras ou são cultivadas ou são proibidas aos agricultores. A manufatura deve, então, ser procurada por necessidade e não por escolha. Nós, porém, temos uma imensidade de terra. (...) Enquanto tivermos terra para trabalhar, nunca desejemos ver nossos cidadãos ocupados numa bancada de trabalho ou girando uma roca de fiar (...). Para as operações gerais de manufatura, deixemos que as nossas oficinas continuem na Europa. É melhor enviar matérias-primas para os trabalhadores de lá do que trazê-los para cá (...), com seus costumes e princípios. A aglomeração das grandes cidades não contribui para a manutenção de um governo legítimo (...)."
(Thomas Jefferson, 1784)

"Os regulamentos restritivos, que têm feito baixar a venda nos mercados estrangeiros do excedente cada vez maior de nossa produção agrícola (...) geraram forte desejo de que se criasse, internamente, uma demanda maior para aqueles excedentes. (...)
Convém aqui enumerar os principais fatores que permitem concluir que os estabelecimentos manufatureiros não apenas provocam um aumento positivo no produto e na renda da sociedade, como também contribuem, decisivamente, para desenvolvê-la (...). 1. a divisão do trabalho; 2. uma ampliação no uso da maquinaria; 3. a utilização adicional de classes da comunidade (...); 4. a promoção da imigração de países estrangeiros; 5. a oferta de maiores oportunidades à diversidade de talentos (...); 6. o aparecimento de um campo mais amplo e variado para a empresa; (...)."
(Alexander Hamilton, 1791)

(In: Secretaria da Educação-SP, "Coletânea de documentos de História da América para o 2o. grau")
Os documentos tratam dos Estados Unidos logo após a independência. De acordo com os trechos, é correto afirmar que Jefferson e Hamilton

a) divergem sobre a necessidade de instalar manufaturas nos Estados Unidos.

b) concordam com a adoção de princípios fisiocratas no novo país.

c) destacam o aumento do volume e da renda das exportações agrícolas americanas.

d) defendem a vinda de imigrantes europeus para os Estados Unidos.

e) discordam sobre a manutenção do trabalho escravo em sua economia.

PUC-Rio (2007)

A desagregação da ordem escravista ocorreu de modo diverso no Império do Brasil e nos Estados Unidos da América, no decorrer da segunda metade do século XIX

a)Tendo como referência os seus conhecimentos e a charge reproduzida a seguir, caracterize uma diferença entre escravistas, emancipacionistas e abolicionistas no Império do Brasil, nas duas últimas décadas da escravidão.

b) No caso dos EUA, a extinção da escravidão ocorreu em condições históricas marcadamente diferentes daquelas verificadas na sociedade imperial brasileira. Descreva essas condições.

UFC (2008)

"Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravocrata e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia; mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa, ou só na outra."(Citado em JUNQUEIRA, Mary A. "Estados Unidos: a consolidação da nação". São Paulo: Contexto, 2001, p. 79.)
A partir do trecho transcrito do famoso discurso "A casa dividida", pronunciado por Abraham Lincoln, na convenção republicana de 1858, responda as questões propostas.

a) A que "casa" o autor se refere?

b) Como essa "casa" se encontrava "dividida"?

c) Apresente dois motivos centrais que a tornavam "dividida".

d) De que forma ela "se transformará"?

e) No que ela "se transformará", afinal?

UEL (2008)

As interpretações predominantes afirmam que a escravidão nos Estados Unidos da América foi abolida devido ao fato de que:

I. O sistema escravista era incompatível com o funcionamento da República que, pela Constituição de 1776, previa igualdade plena de direitos à população.

II. Existia uma rivalidade entre o Norte industrializado e o Sul agrícola, que desencadeou uma guerra na qual o resultado final foi favorável ao Norte.

III. A escravidão limitava o crescimento do mercado interno ao diminuir a renda dos trabalhadores.

IV. Por ser o último país a permiti-la, os EUA estavam submetidos a fortes pressões, inclusive dos líderes religiosos, que ameaçaram excomungar os proprietários de escravos.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

PUC-MG (2008)

A expansão norte-americana não é uma questão que perturba somente o nosso tempo. Desde o final do século XIX que a política externa ianque vem dando sinal de ser insaciável na obtenção de vantagens comerciais e políticas sobre o resto do mundo. Tendo em vista essa vocação, é CORRETO afirmar:

a) A doutrina Monroe foi a principal peça política engendrada pelo governo americano para justificar seu expansionismo a partir da primeira metade do século XIX.

b) A política do Big Stick, do Governo Franklin Delano Roosevelt, foi criada para fazer oposição ao modelo protagonizado pela doutrina Monroe.

c) Os americanos nunca propuseram oficialmente um imperialismo nas Américas. Somente tentaram conter os avanços do capitalismo europeu nesse continente.

d) Semelhante na postura, mas diferente na ação, a invasão do Iraque hoje é um desdobramento da doutrina Monroe.

UECE (2008)

Foi um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no Continente Americano (1861-1865). Estima-se a morte de 970 mil pessoas entre civis e soldados. Dentre as causas do conflito destacam-se a questão da escravidão e a rivalidade econômica entre o Norte industrializado e o Sul agrícola. Estamos nos referindo

a) à Guerra Civil Americana, mais conhecida como Guerra de Secessão.

b) à Guerra das Rosas, travada entre o Canadá e os Estados Unidos da América pela disputa de mercado consumidor e exportador.

c) à Guerra do Paraguai, maior conflito armado internacional ocorrido no continente americano no séc. XIX, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança.

d) a um dos conflitos pela independência do México desencadeando uma Guerra Civil travada entre diferentes províncias que divergiam entre si.

FUVEST (2009)

"Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra." (Abraham Lincoln, em 1858.)
Esse texto expressa a:

a) posição política autoritária do presidente Lincoln.

b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA.

c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão.

d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.

e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.

UNICAMP (2009)

"Nos Estados Unidos da década de 1870, o projeto político sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada por veteranos do exército confederado, virou uma organização de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incêndios, surras e linchamentos. A depressão de 1873 apressou o declínio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o público, a corrupção tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdício inaceitável."(Adaptado de Peter Louis Eisenberg, "Guerra Civil Americana". São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 102-105.)
a) De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram à vitória do projeto de exclusão dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão.

b) Quais foram as causas da Guerra da Secessão?

UNIFESP (2009)

A Guerra Civil americana opôs o norte e o sul dos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Entre os motivos da luta, podemos citar:

a) O interesse expansionista dos estados do norte, que pretendiam anexar regiões de colonização espanhola no Caribe e na América Central.

b) A decisão unilateral dos estados do norte de abolir a escravidão negra e incentivar a servidão dos indígenas capturados na expansão para o oeste.

c) O desrespeito de estados do sul e do norte aos princípios democráticos da Constituição elaborada após a independência norte-americana.

d) A divergência entre os estados do norte e do sul quanto à manutenção da escravidão e à tributação das mercadorias importadas.

e) O assassinato do presidente nortista Abraham Lincoln, que desencadeou os conflitos entre escravistas e abolicionistas.

UFSCAR (2006)

"Hoje, a independência nacional, a formação nacional nas regiões subdesenvolvidas assumem aspectos totalmente novos. Nessas regiões, excetuadas algumas realizações espetaculares, os diversos países apresentam a mesma ausência de infra-estrutura. As massas lutam contra a mesma miséria, debatem-se com os mesmos gestos e desenham com seus estômagos encolhidos o que se pode chamar de geografia da fome. Mundo subdesenvolvido, mundo de miséria e desumano. Mundo também sem médicos, sem engenheiros, sem administradores. Diante desse mundo, as nações européias espojam-se na opulência mais ostensiva."(Frantz Fanon. "Os condenados da terra", 1979.)
a) Relacione a argumentação do autor com o processo de independência de países africanos no século XX.

b) Cite dois exemplos de países africanos que se envolveram em guerras civis durante ou após seu processo de independência.

UFRRJ (2007)

Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.
"O que prejudicou fatalmente os velhos colonialistas foi a prova de que os brancos e seus Estados podiam ser derrotados (...). Quando os japoneses estavam para perder, as colônias voltaram-se contra eles, mas nunca esqueceram como os velhos impérios ocidentais se haviam mostrado fracos". (HOBSBAWM, Eric. "Era dos Extremos". São Paulo: Cia. das Letras, 2002, p. 214.)
a) Qual a importância da Segunda Guerra Mundial para os movimentos de independência das antigas regiões coloniais? 

b) A independência tardia das Colônias Portuguesas esteve intimamente relacionada a um processo político importante na Metrópole. Identifique esse processo político ocorrido em Portugal.