20 de março de 2012

UEL (2007)

Israel, em 1967, ao defender-se dos países inimigos na "Guerra dos Seis Dias", ocupou importantes áreas estratégicas e, desde então, estas terras não mais foram devolvidas.

Sobre os constantes conflitos na região do Oriente Médio, pode-se afirmar:

I. Yasser Arafat, Líder da OLP, Yitzhak Rabin, Primeiro Ministro de Israel, realizaram em 1993 um acordo de paz incentivados por Bill Clinton, presidente dos EUA. Alguns Judeus discordaram desta aproximação e um deles assassinou Rabin em 1995.

II. Os países que têm suas terras ocupadas por Israel são Síria, Turquia, Jordânia e Líbano. No caso do Líbano, as terras ocupadas são um importante manancial aqüífero, denominado de Colinas de Golã, provedor de águas para a região do deserto.

III. A guerra na região, além de ser um fato sóciopolítico, é também expressão de um conflito religioso de três religiões monoteístas, abraâmicas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. No Irã, muçulmanos depuseram o Xá Reza Pahlevi por intermédio da "Revolução Islâmica".

IV. Na região chamada "Berço da Civilização", edificou-se o Império da Babilônia, famoso pelos seus "Jardins Suspensos". Atualmente esta região encontra-se dominada por um país Ocidental que apoiou militarmente Saddam Hussein em sua guerra contra Khomeini.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I e II.

b) II e III.

c) II, III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.