20 de março de 2012

PUC-MG (2007)


"É um quadro de perplexidade, este pintado no limiar do século XXI: nascidos sob o signo da modernização ocidentalizante, os Estados Nacionais do Oriente Médio se deparam, cada vez mais, com movimentos que unem política e religião, criando fundamentos históricos em acontecimentos ocorridos há séculos e séculos para as opções que defendem, quase nunca pela via da negociação e do direito. Isto muda completamente a situação com a qual israelenses e árabes estavam acostumados a lidar há quase um século, quando o inimigo era o vizinho. Agora, o perigo está do lado de dentro." (GRINBERG, Keila. O mundo árabe e as guerras árabe-israelenses. In.: REIS FILHO, Daniel Aarão, et.al. "O século XX: o tempo das dúvidas". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v.3. p.p.123)
Com relação ao texto, assinale a afirmativa que sintetiza a idéia central.

a) O terrorismo árabe sempre atuou contra Israel em defesa da Palestina, partindo seus ataques de países vizinhos. Hoje, grupos terroristas árabes estão infiltrados no próprio Estado israelense.

b) Árabes e israelenses defenderam durante séculos o direito à soberania dos povos. No limiar do século XXI, ambos procuram assegurar que a autonomia política e religiosa dos palestinos seja de fato respeitada.

c) As guerras entre árabes e israelenses, antes vinculadas às questões territoriais e fronteiriças, estão cada vez mais amparadas em grupos de caráter político e religioso.

d) A ortodoxia fundamentalista dos povos árabes e judeus é o pilar que sedimenta e une os grupos em nome da política, transformando pessoas comuns, cidadãos árabes e israelenses, em soldados da nação.

3 comentários:

Este é o espaço para você tirar dúvidas, comentar exercícios e discutir suas respostas. Portanto, trata-se de um ambiente aberto e democrático: use-o com responsabilidade.